ARQUITETURA DE COMPUTADORES COMPUTADORES QUÂNTICOS
Por: Eduardo_Freitas • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.401 Palavras (6 Páginas) • 544 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
FERNANDO EUGENIO MOREIRA DA SILVA - 9088483319
JAIME EDUARDO FREITAS - RA 1299100929
JEAN DA MACENA-RA 9097458612
PAULO RICARDO NERIS DA SILVA PEREIRA- 8803332248
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
COMPUTADORES QUÂNTICOS
Campo Grande – MS
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
FERNANDO EUGENIO MOREIRA DA SILVA - 9088483319
JAIME EDUARDO FREITAS - RA 1299100929
JEAN DA MACENA-RA 9097458612
PAULO RICARDO NERIS DA SILVA PEREIRA- 8803332248
COMPUTADORES QUÂNTICOS
Atividade Avaliativa solicitada pelo professor WESLEY SOARES DE SOUZA, trabalho sobre computadores quânticos, do curso de ciência da Computação, na Anhanguera Educacional pela disciplina de Arquitetura de Computadores.
Campo Grande – MS
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................4
COMPUTAÇÃO QUANTICA.............................................................5
TEORIA DA INFORMAÇÃO QUANTICA..........................................6
COMO COMPUTADORES QUANTICOS FUNCIONAM.................7
ALGORITMOS QUÂNTICOS............................................................8
A D-WAVE SYSTEMS.......................................................................9
CONCLUSÃO ..................................................................................10
BIBLIOGRAFIA.................................................................................11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a finalidade de abordar a história da computação quântica, e seu desenvolvimento até a atualidade. A necessidade de evoluir, e os possíveis problemas na TI. Detalhes de funcionamento. O mais famoso computador quântico do mundo chamado D-Wave Systems 4.
Computação Quântica
A partir dos anos 80 começaram a surgir ideias que misturavam conceitos de mecânica quântica com teoria da computação, dando origem a uma área de pesquisa física chamada de computação quântica. Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e emaranhamento. Teoricamente, computadores quânticos podem ser implementados, e o mais desenvolvido atualmente trabalha com poucos q-bits de informação. O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver, em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável, como por exemplo: fatoração, busca de informação em bancos não ordenados, etc.
A primeira proposta de se usar o fenômeno quântico para executar tarefas computacionais, foi elaborada por Richard Feynman, em 1981. A proposta foi passada através de um evento presente na Primeira Conferência de Computação Física, no MIT. A proposta foi muito semelhante às atuais e entre elas com certeza, a mais comentada, foi à capacidade de executar, em enorme quantidade, cálculos extremamente complexos e em pouquíssimo tempo.
Quatro anos mais tarde, em 1985, foi apresentada uma nova proposta do uso do fenômeno quântico na computação, proposta na qual foi surgiu através do pesquisador e físico, David Deutsch, na Universidade de Oxford, ele criou um aparelho, chamado de "computador quântico Universal", capaz de simular a execução de outros computadores, através do seu equipamento, sendo assim possível a funcionalidade de várias tarefas ao mesmo tempo.
Quase uma década depois, foi alcançado um novo e enorme feito para a computação quântica. Graças ao enorme esforço de Peter Shor, da AT&T, um computador, com uma nova interface algorítmica, capaz de usufruir de uma boa parte da velocidade do hardware foi desenvolvida, possibilitando assim, o cálculo e a fatoração de grandes números inteiros.
Em 1996, logo após a grande façanha de Peter e seu algoritmo, feiLov Grover no Bell Labs, conseguiu criar o primeiro algoritmo de pesquisa para a tecnologia quântica. Foi através dessa criação, que o chamado speedup, nome atribuído à funcionalidade do algoritmo, começou a aumentar e a criar diversas portas, abrindo diversos caminhos e possibilidades de se trabalhar com qualquer tipo de problema que pudesse existir.
No Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em 1999, começaram a acontecer às primeiras construções de computadores quânticos, porém com uma capacidade bem menor do que a tecnologia tinha a oferecer, pois não se conseguia agrupar muitas moléculas e fazê-las funcionar em conjunto, ou em vários conjuntos de células quânticas. Os computadores possuíam somente uma célula de 1qubits.
Teoria da Informação Quântica
Qualquer processamento de informação é sempre realizado de formas físicas, no entanto, recentemente, surgiu uma explosão teórica e experimental de inovações, pesquisadores afirmam estar criando uma nova disciplina fundamental, a teoria da informação quântica, o estudo de questões relativas à informação, na sua forma clássica, também é recente, na mesma época em que a ciência da computação explodia nos anos 1940, outra revolução tomava lugar na nossa compreensão de comunicação.
Em 1948, Claude Shannon publicou o que seria as fundações da teoria moderna da informação e comunicação, Shannon desenvolveu, na teoria clássica da informação, dois teoremas básicos, o primeiro quantifica os recursos físicos necessários para se transmitir ou armazenar certa quantidade de informação num canal livre de ruídos, o segundo quantifica a quantidade de informação útil que pode ser transmitida através de um canal com ruídos, para proteger a informação a ser transmitida num canal com ruído, códigos corretores de erro foi desenvolvido, basicamente, o que Shannon fez foi definir matematicamente o conceito de informação.
...