ARQUITETURA DE SOFTWARE
Resenha: ARQUITETURA DE SOFTWARE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estacio91 • 1/6/2013 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 600 Visualizações
MODULARIZAÇÃO, OBJETOS GLOBAIS E LOCAIS
abril 4, 2013 · por Felipe Lucio Quirino · em ARQUITETURA DE SOFTWARE. ·
A ausência de uma metodologia para a construção de programas conduzia a programas geralmente cheios de erros e com altos custos de desenvolvimento que, conseqüentemente, exigiam custos elevados para a sua correção e manutenção futuras. A programação estruturada foi o resultado de uma série de estudos e propostas de metodologias para desenvolvimento de software. Uma das técnicas
aplicadas na programação estruturada é a modularização.
A modularização é um processo que aborda os aspectos da decomposição de algoritmos em módulos.
Módulo é um grupo de comandos, constituindo um trecho do algoritmo, com uma função bem definida e o mais independente possível em relação ao resto do algoritmo. Em poucas palavras são os nossos procedimentos (subrotinas) e funções.
Recomenda-se que os módulos de um programa tenham um tamanho limitado, pois módulos muito grandes são difíceis de ser compreendidos e, em geral, são multifuncionais.
Todo módulo é constituído por uma seqüência de comandos que operam sobre um conjunto de objetos, que podem ser globais ou locais.
Objetos globais são entidades que podem ser usadas em módulos internos a outro módulo do algoritmo onde foram declaradas. Como exemplo temos os atributos definidos fora do escopo de módulos.
Objetos locais são entidades que só podem ser usadas no módulo do algoritmo onde foram declaradas.
Benefícios da Modularização
A independência do módulo permite uma manutenção mais simples e evita efeitos colaterais no restante do algoritmo;
* Testes e correções dos módulos podem ser feitos separados;
* Um módulo pode ser utilizado em outros algoritmos que requeiram o mesmo processamento por ele executado;
...