ATIVIDADE PRÁTICA DE SUPERVISÃO ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
Projeto de pesquisa: ATIVIDADE PRÁTICA DE SUPERVISÃO ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fbodias • 28/9/2014 • Projeto de pesquisa • 6.969 Palavras (28 Páginas) • 392 Visualizações
¬FACULDADE ANHANGUERA
ENGENHARIA DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
1º Semestre
Santo André/2013
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao
Curso de Engenharia de Processos de Produção,
Faculdade Anhanguera Educacional S.A., como
requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro
de Processo de Produção.
Orientador: Prof.º Geraldo Zaccaro
1º Semestre
Santo André/2013
Relatório 1 - Conceitos Fundamentais de Programação
Etapa 1 – Passo 2
Noção de Algoritmos.
Algoritmo é uma sequencia lógica de informações que define ações simples, bem ordenadas para executar uma tarefa e se chegar a um resultado.
Como criar um algoritmo?
Para criar um algoritmo é necessário utilizar uma sequencia lógica de comandos simples ordenados de modo com que as tarefas fiquem perfeitamente estruturadas. Para definir o fim de um comando e o inicio de outro comando utilizamos “;”. Podem ser utilizados comandos de: comparação, repetição, decisão entre outros para alcançar o resultado desejado, porem os comandos devem ser ordenados seguindo um raciocínio lógico coerente, qualquer erro na lógica refletirá diretamente no funcionamento do programa.
Pseudo Linguagem.
Pseudo linguagem é uma técnica utilizada para se escrever algoritmos de forma simples utilizando apenas a linguagem humana para definir a ordem dos comandos e a sua lógica entre si. Desta maneira quem desenvolve o programa tem mais facilidade para definir os comandos e sua sequencia, estudar o funcionamento de pequenos blocos e estruturas sem ter que se preocupar com as técnicas de cada linguagem de programação que possa ser utilizada. Uma das técnicas de se escrever algoritmos é o Portugol, que inclusive dispõe de softwares para facilitar a escrita dos algoritmos.
Estrutura de um Programa.
A estrutura de um programa é a definição de ações que serão executadas através de cálculos e variáveis, trabalhando a entrada e saída de dados. O programa “fluí” direcionando os dados e o usuário até um resultado que seja considerado satisfatório.
Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis.
Tipos primitivos de dados são os dados mais simples que podem ser trabalhados, denominados categorias atômicas, por não ser possível sua decomposição em algo mais simples. Os tipos primitivos de dados são:
Inteiro. conhecidos também como int ou integer, utilizado para números inteiros sem casas decimais.
Real. conhecidos também como float ou decimal, utilizado para números reais (números com casas decimais).
Caractere. conhecidos também como char ou string, utilizado para utilização por caracteres alfanuméricos (letras, números, etc...).
Lógico. conhecidos também como booleanos, utilizados para expressar valores lógicos como 0 e 1, true e false, etc...
Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionais.
Operadores Aritméticos.
São ferramentas utilizadas em cálculos de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores ou variáveis numéricas do tipo inteiro ou real; Sendo eles:
(+) - soma;
(-) - subtração;
(*) - multiplicação;
(/) - divisão;
(mod) - módulo, (resto de uma divisão);
(^) - exponenciação ou potenciação.
Operadores Lógicos
Usados para trabalhar valores lógicos. Como retorno apresentam sempre um booleano pois sua utilização é dada quase sempre pela combinação de dois ou mais operadores do tipo relacionais.
(AND) ou (&&) ("E");
(OR) ou (||) ("Ou");
(NOT) ou (!) - "negação";
Operadores Relacionais
Usados para estabelecer uma relação entre operador e operando. Retorna sempre um booleano; true para uma relação verdadeira e false para uma relação falsa.
(>) - maior que;
(<) - menor que;
(<>) - ou (!=) diferente de;
(>=) - maior ou igual a;
(<=) - menor ou igual a;
Características do ambiente de desenvolvimento C.
A Linguagem de programação C possui características notáveis, que vem sendo utilizada em outras linguagens de programação diretamente ou serviram de base para a evolução de novas linguagens de programação.
Programação estruturada.
A programação em C deve ser estruturada, executando uma tarefa por vez, forçando o programador a trabalhar de forma organizada simples e eficiente (o comando “GO TO” é uma exceção a regra, que deve ser utilizado com cautela com o propósito de verificar falhas, executar testes entre outros procedimentos de revisão do programa).
Declarar
...