ATPS SEGURANÇA DE REDES
Por: rabruno • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 225 Visualizações
UNVERSIDADE ANHANGUERA
TÉCNOLOGIA E REDES DE COMPUTADORES
POLITICA DE SEGURANÇA
SÃO PAULO
2016
UNVERSIDADE ANHANGUERA
TÉCNOLOGIA E REDES DE COMPUTADORES
POLITICA DE SEGURANÇA
Trabalho de Atividade Pratica Supervisiona
Apresentado á Banca Examinadora Anhanguera em
Nome do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores,
Sob a orientação do Professor (nome do professor).
SÃO PAULO
2016
SUMARIO
1.OBJETIVO 1
1.1.Integridade 1
1.2.Confidencialidade 1
1.3.Disponibilidade 1
2.APLICAÇÕES 1
3.REQUISITOS 2
4.RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS 3
4.1.Dos colaboradores em geral 3
4.2.Da área de segurança da informação 3
4.3.Do monitoramento e da auditoria do ambiente 3
5.POLITICAS DE E-MAIL 4
6.POLITICAS DE ACESSO A INTERNET 4
7.POLITICAS DE USO DE ESTAÇÃO DE TRABALHO 4
8.POLITICAS DE ACESSO AO DATACENTER 5
9.POLITICAS DE BACKUP DE DADOS 6
OBJETIVO
Estabelecer diretrizes que permitam aos colaboradores a seguirem as normas adequadas de segurança da informação e de proteção legal da empresa, bem como a implementação de controles e processos para seu atendimento.
Preservando as informações quanto à:
- Integridade
Garantia de que a informação seja mantida em seu estado original,
visando protegê-la, na guarda ou transmissão, contra alterações intencionais
ou acidentais.
- Confidencialidade
Garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por
pessoas autorizadas.
- Disponibilidade
Garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e
aos ativos correspondentes sempre que necessário.
APLICAÇÕES
As diretrizes aqui estabelecidas deverão ser seguidas por todos os colaboradores, bem como os prestadores de serviço, e se aplicam à todas as áreas da empresa. Esta política dá ciência a cada colaborador de que os ambientes, sistemas, computadores e redes da empresa poderão ser monitorados e gravados, com prévia informação, conforme previsto nas leis brasileiras.
É também obrigação de cada colaborador manter-se atualizado em relação a esta Politica de Segurança e aos procedimentos e normas relacionadas, buscando orientação do seu gestor ou da Gerência de Tecnologia da Informação sempre que tiver duvidas quanto as normas de segurança da informação.
REQUISITOS
A Politica de Segurança deverá ser comunicada a todos os colaboradores inclusive na fase de contratação de novos empregados a fim de que a politica seja cumprida dentro e fora da empresa.
Eles devem assinar um termo de responsabilidade que comprove o conhecimento das normas de segurança da informação estabelecidas na empresa.
Deverá haver um comitê multidisciplinar responsável pela gestão da segurança da informação, doravante designado como Comitê de Segurança da Informação. Tanto a Politica de Segurança quanto as normas deverão ser revistas e atualizadas periodicamente, sempre que algum fato relevante ou evento motive sua revisão antecipada.
Todos os requisitos de segurança da informação, incluindo a necessidade de planos de contingência, devem ser identificados na fase de levantamento de escopo de um projeto ou sistema, e justificados, acordados, documentados, implantados e testados durante a fase de execução.
Devera ser instituído um controle de auditoria interna que vise avaliar as atividades, em todos os pontos e sistemas em que a instituição julgar necessário para reduzir os riscos dos seus ativos de informação como, por exemplo, nas estações de trabalho, notebooks, nos acessos à internet, no correio eletrônico desenvolvidos pela empresa ou por terceiros.
Esta Politica de Segurança será implementada na empresa por meio de procedimentos específicos, obrigatórios para todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico ou função na empresa, bem como de vínculo empregatício ou prestação de serviço.
O não cumprimento dos requisitos previstos nesta Politica de Segurança e das Normas de Segurança da Informação acarretará violação às regras internas da instituição e sujeitará o usuário às medidas administrativas e legais cabíveis.
RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS
- Dos colaboradores em geral
Entende-se por colaborador toda e qualquer pessoa física, contratada CLT ou prestadora de serviço por intermédio de pessoa jurídica ou não. É de inteira responsabilidade de cada colaborador, todo prejuízo ou dano que vier a causar a empresa, em decorrência da não obediência às diretrizes e normas aqui referidas.
...