As Redes de Computadores
Por: Antônio Preto • 16/11/2020 • Artigo • 505 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
Filme: O Dilema das Redes
Desde pequeno sou fã de tecnologias, e por indicação de uma amiga que sabe que estou cursando redes de computadores, resolvi assistir o filme (documentário) Dilema das Redes, onde conta o quanto a internet e a tecnologia modificaram e continuam modificando as nossas vidas.
Hoje a humanidade depende demais desse recurso e muitas evoluções conquistadas pelo homem foram graças a essa descoberta, por isso que hoje podemos interagir com o mundo todo através de nossos computadores, tabletes e smartphones.
Mas, apesar de toda a facilidade e disposição, temos diversas fraquezas psicológicas que são causadas por problemas socias, por dependências químicas, problemas emocionais e vários outros, e esse excesso de tecnologia está causando mais uma, já que as pessoas hoje se interagem apenas de modo virtual e tudo o que procuram está a apenas um clique.
E exatamente por isso, é muito importante saber que as grandes industrias tecnológicas manipulam os usuários para ganharem poder, comando e dinheiro no mundo em que vivemos, particularmente as redes sociais pois assim como o capitalismo funciona a base de trocas, elas também, o que gera muita informação errada e equivocada. Sabendo diferenciar isso podemos evitar grandes desastres, como as fakes News, a deep face, e conseguimos também buscar entender melhor as notícias que são bombardeadas diariamente sobre nós.
Mas é possível hoje viver sem a internet? É possível viver sem as redes sociais?
São questões complexas, nem todos os vícios possuem cura comprovada, e a dependência tecnológica é um fato extremamente crescente em nossa sociedade, e nocivo. Existem sim, outras opções além da tecnologia, mas depende de muita boa vontade e disciplina, e com a geração imediatista que temos presenciado no século XXI, isso se torna cada dia mais complicado de acontecer. É preciso muito estudo e entendimento sobre como lidar e gerenciar essa realidade, e como fazer com que essa dependência diminua.
Tenho uma filha de 11 anos, ela tem um computador, uma TV SMART e um smartphone, porém não tem nenhuma rede social. Ela me pergunta porque eu não deixo ela ter já que suas amigas de escola já possuem uma, e então expliquei pra ela que tudo tem seu tempo e que a vida tem diversas coisas prazerosas além de ficar em um celular, fazemos comidas, brincadeiras e até a leitura de um livro antes de dormir.
Acho que isso tem que vir de casa, pois a educação dessa nova geração precisa entender que nem tudo é o mundo virtual, por mais que a inteligência artificial seja algo sensacional, nada supera a capacidade de nós, seres humanos, fazermos melhor. Nossas ligações emocionais/afetivas e inteligência não podem ser superada por uma máquina, até porque foram criadas por nós.
Então concluo que precisamos da internet e rede sociais para interagir com o mundo sim, no entanto, não podemos nos deixar ser controlados por elas. O mundo tem lugares incríveis a serem explorados, conhecer pessoas no mundo real, criar grandes amizades, desenvolver novas relações e explorar sentimentos não podem ser percebidos/sentidos com um clique, a vida real é complemento, é preciso equilíbrio!
...