As Redes de Computadores
Por: gustavo.jacome • 19/6/2023 • Trabalho acadêmico • 3.170 Palavras (13 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA /UNATEC
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES
2º. PERÍODO NOITE
REDES MESH
Trabalho de pesquisa referente ao tema de Redes Mesh, ao módulo de Implementação de Redes do Curso de Graduação Tecnológica de Redes de Computadores.
Orientador: Thiérs Hofman do Bom Conselho
Componentes:
Belo Horizonte – MG
1º Sem./ 2015
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
Ad-hoc Para esta finalidade, com este objetivo.
AODV Ad-hoc On-Demand Distance Vector
AWPP Adaptive Wireless Path Protocol
AP Acces Point
DSR Dynamic Source Routing
IARP Intrazone Routing Protocol
MPR Multi Point Relays
TORA Temporally Ordered Routing Algorithm
TTL Time to Live
OLSR Optimized Link State Routing
WiFi Wireless Fidelity
ZRP Zone Routing Protocol
Sumário
1 Introdução - 3 -
1.1 Objetivos - 3 -
1.1.1 Objetivo Geral - 3 -
1.1.2 Objetivos Específicos - 3 -
2 Fundamentação Teórica - 4 -
2.1 Conceito - 4 -
2.2 Tipos de nós - 4 -
2.3 Tipos de Arquiteturas Mesh - 5 -
2.4 Protocolos de Roteamento - 5 -
2.4.1- Pró-ativos - 6 -
2.4.2- Reativos - 6 -
2.4.3- Híbridos - 6 -
3 Metodologia - 7 -
4 Resultados - 7 -
4.1 Cidade de Tiradentes - 7 -
4.2 Cidade de Santarém - 8 -
Referências - 11 -
1 Introdução
A facilidade que novas tecnologias desenvolvidas nas áreas de telecomunicações trazem para as pessoas é indiscutível. Exemplo disso são as redes de telefonia móvel, que permitem aos seus usuários uma grande mobilidade sem a necessidade de atuação dos mesmos, como por exemplo para alterar a rede (ou antena) que utilizam para realizar as comunicações.
Na área de redes de computadores não é diferente, a busca por essa mobilidade também é um objetivo, que pode ser alcançado através, por exemplo, das Redes em Malha Sem Fio, chamadas Redes Mesh, uma das novas aplicações do Wifi. As Redes Mesh adequam-se a lugares de difícil acesso, onde outros tipos de tecnologias encontram dificuldade para serem colocadas em prática. A facilidade da implantação das Redes Mesh aliada ao baixo custo por precisar de apenas um ponto cabeado e a configuração automática, ou seja, incorporação de um novo ponto na estrutura existente criando-se uma espécie de teia, de malha de conectividade são vantagens que garantem o desenvolvimento dessa rede.
As características particulares das Redes Mesh têm sido estudadas e aprimoradas, porém ainda não foram completamente exploradas. Talvez por isso as redes ainda não desenvolvam todo seu potencial em termos de desempenho e serviços oferecidos. Em função da importância que a mobilidade de equipamentos conectados em rede está tendo atualmente, a área de telecomunicações percebeu nas Redes Mesh uma alternativa tecnológica adequada. Esse tipo de rede permite esta mobilidade de forma automática e, portanto, transparente para o usuário.
1.1 Objetivos
1.1.1 Objetivo Geral
Apresentar a topologia de Rede Mesh, e estudar os principais protocolos e as formas como ela pode ser implantada em diferentes ambientes.
1.1.2 Objetivos Específicos
- Pesquisar o estado da arte da tecnologia utilizada nas Redes Mesh.
- Mostrar as vantagens e desvantagens do uso desse tipo de topologia
- Fazer um levantamento do uso prático da Rede Mesh em diferentes locais em que ela foi implantada.
2 Fundamentação Teórica
2.1 Conceito
Rede mesh ou rede de malha é uma rede de infraestrutura é composta de Access points e clientes, os quais necessariamente devem utilizar aquele AP para trafegarem em uma rede. De acordo com Júlio Ross[1] ,na topologia em malha os computadores estariam conectados uns as outros diretamente formando um desenho semelhante a uma trama ou malha. A topologia em malha não é utilizada para conexão de computadores, pois implicaria em múltiplas conexões a partir de cada computador, o que a tornaria inviável. Mas essa topologia pode ser encontrada na conexão de componentes avançados de rede tais como roteadores, criando assim rotas alternativas na conexão de redes.
...