Atividade Antropologia e Cultura Brasileira
Por: Mario Verissimo • 26/4/2023 • Trabalho acadêmico • 725 Palavras (3 Páginas) • 122 Visualizações
- Aluno: Mário Veríssimo da Cruz Filho
- Disciplina: antropologia e cultura brasileira
- Instituição: UNIFACS-PARALELA.
- 3° Semestre.
- Atividade 1.
Resposta;
A história do povo brasileiro, tem início, meio e continua. Podemos identificar a formação e a cultura, é perceptível fruto de várias misturas de etnias e costumes, dialetos, falas que se identificam por Regiões e capitais. Também fica evidente a quantidade de variações ocorridas ao longo da história, para alcançar a identidade cultural atual, além de estar em constante modificações.
Importante destacar que o Brasil, quando da sua formação cultural, encontrava-se num contexto histórico de sido descoberto e torna-se colônia portuguesa, até conquistar sua independência e forma sua identidade nacional.
Desse modo, podemos contestar que a formação cultural do Brasil teve por base a relação de três ou mais povos distintos, sendo: indígenas nacionais, negros, pardos, caboclos, colonizadores (portugueses) e os africanos.
O índio
Grupo étnico autóctones. Povos que habitavam o país antes da chegada dos colonizadores europeus, nesse período a população era estimada em aproximadamente 5 milhões de pessoas. Após séculos de intensa exploração, os índios praticamente foram dizimados. Atualmente, os índios se concentram quase que restritamente na região Norte, com cerca de 170 mil; e no Centro-Oeste, com aproximadamente 100 mil. Existem outros 80 mil dispersos ao longo de outras regiões brasileiras.
O Negro
Os negros ou afro-descendentes têm sua origem a partir dos escravos que vieram para o Brasil entre os séculos XVI e XIX, fato que caracterizou como uma migração involuntária, tendo em vista que os mesmos não vieram por livre e espontânea vontade, mas forçados. No decorrer dos séculos citados, o país recebeu cerca de 4 milhões de africanos. Hoje, esse grupo étnico se concentra em maior número na região Nordeste e Sudeste, áreas onde se encontravam as principais fazendas de cana-de-açúcar e café.
O pardo
Esse grupo é também chamado de mestiço, em virtude da mistura entre brancos, negros e indígenas. Os mesmos produzem três variedades de miscigenação, dentre elas podemos destacar ainda os mulatos, oriundos da mistura entre brancos e negros, que respondem por cerca de 24% da população.
Os caboclos
Respondem por aproximadamente 16% da população nacional, esses são oriundos da mistura entre brancos e indígenas. São encontrados especialmente no interior do país, onde se encontra a maioria dos grupos indígenas.
Temos ainda os cafuzos, mestiços oriundos da mistura entre negros e índios, dentre as variações de miscigenações ocorridas no Brasil, essa é a mais difícil de acontecer, tendo em vista que eles representam somente 3% da população. No país os cafuzos são encontrados especialmente na Amazônia, na região Centro-Oeste e Nordeste.
O branco
No Brasil, o percentual de pessoas consideradas brancas é de aproximadamente 54%, há uma concentração maior desse grupo étnico na região Sul (83%), seguida pelo Sudeste (64%). Os brancos, em sua maioria, são descendentes de imigrantes europeus que vieram para o Brasil, como os portugueses no século XVI e mais tarde, por volta do século XIX, italianos, alemães, eslavos, espanhóis, holandeses, entre outras nacionalidades de menor expressão.
Desta forma, verifica-se que os principais elementos da cultura brasileira decorrem da convivência dessa mistura étnica-cultural, entre os povos no paragrafo anterior. Assim, sua identidade não decorre da história de um povo, mas da miscigenação cultural desses povos.
...