Base de dados MYSQL
Tese: Base de dados MYSQL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pvmoraes • 30/11/2014 • Tese • 3.379 Palavras (14 Páginas) • 377 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
BANCO DE DADOS MYSQL
AUTORES
Andre Gusmão Assis RA: 3723684464 3ºSemestre
Fábio Luis de Moraes RA: 5256101175 2ºSemestre
Jair Sitko RA: 3730651428 3ºSemestre
Kleber da Silva Vilches RA: 4244836595 3ºSemestre
Paulo Victor de Moraes RA: 5256101160 2ºSemestre
Edilene de Oliveira Santos RA: 1299181449 2ºSemestre
REGISTRO
2013
ÍNDICE
Conteúdo
INTRODUÇÃO 3
BANCO DE DADOS 4
Conceitos 4
Representação Física do Banco de Dados 5
Vantagens do Banco de Dados em relação à arquitetura tradicional 5
Definições 5
Vantagens do Banco de Dados 5
Chaves Primárias e Secundárias 7
Chave primária 7
Chave estrangeira 7
Linguagem SQL 9
MySQL 10
História do MySQL 10
Características 11
Instalação do MySQL 11
Iniciação e comandos SQL em MySql 12
Conclusão 18
Bibliografia 19
INTRODUÇÃO
Começamos agora uma viagem ao mundo dos Bancos de Dados e ao sistema de gerenciamento de Banco de Dados MySQL. Veremos como é feita uma estrutura de um banco de dados, suas principais características, suas vantagens e desvantagens, seus principais atributos e suas aplicações para então darmos ênfase a linguagem SQL e assim prosseguir com toda estrutura preparada para aprendermos um pouco sobre o MySQL.
As explicações foram feitas de modo mais claro possível para atender as necessidades de um leigo até um iniciante experiente, existem imagens auto-explicativas, tópicos simples e detalhamento de estruturas para que o leitor tenha uma base de cada assunto para evitar “se perder” no meio dessa viagem.
Foi usado como base para a pesquisa o Sistema Operacional (SO) Windows, da empresa Microsoft, tanto na instalação quanto no gerenciamento do Banco de Dados.
Esperamos que seja de bom proveito acadêmico e que o leitor tenha a facilidade de levar algum conhecimento desse trabalho.
BANCO DE DADOS
Podemos entender por Banco de Dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem.
Temos como exemplo a lista telefônica que não deixa de ser um Banco de Dados, nela percebemos que todos os dados referentes a uma pessoa estão na mesma linha, o que se da o nome de registros.
O tipo ou categoria da informação tais como nome, telefone e endereço sobre essa pessoa está separada em colunas, as quais denominamos campos.
São conceitos gerais do Banco de Dados os seguintes tópicos:
Conceitos
Banco de Dados - Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário.
Tabelas Lógicas - Representam as estruturas de armazenamento de dados (arquivos) dos sistemas.
S.G.D.B. (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) - É o software responsável pelo gerenciamento (armazenamento e recuperação) dos dados no Banco de Dados.
Dado - É o valor do campo quando é armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" para quem está fazendo a entrada de dados.
Conteúdo do campo - É o valor do campo armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" sem estar, momentaneamente, sendo utilizado.
Informação - É o valor que este campo representa para as atividades da empresa. Ex. Resposta a uma consulta. Qual os nomes do clientes localizados no Rio de Janeiro?
Modelo de Banco de Dados: Modelo Relacional, Modelo Hierárquico e Modelo em Rede. Representa a estrutura física no qual o armazenamento dos dados foram projetados. O modelo identifica a estrutura interna de recuperação e armazenamento dos dados no qual o SGBD foi projetado.
Representação Física do Banco de Dados
Um SGBD pode conter um ou mais Banco de Dados, um Banco de Dados pode conter uma ou mais tabelas, e uma tabela pode conter um ou mais campos que juntos formam um registro. A figura traz uma representação gráfica de um Banco de Dados.
Vantagens do Banco de Dados em relação à arquitetura tradicional
Definições
Sistema Tradicional - São aqueles em que os dados do sistema estão armazenados fisicamente separados um do outro. O acesso é feito pelos programas de aplicação, associando o nome externo dos arquivos e definindo todo o registro independente da utilização dos campos.
Sistema de Banco de Dados - É aquele em que os dados são definidos para o S.G.B.D., através da DDL (linguagem de definição de dados). Fisicamente estão armazenados em um único local, sendo o acesso realizado apenas através do S.G.B.D. Nos programas de aplicação, é necessário apenas definir os campos que serão utilizados pelo programa.
Vantagens do Banco de Dados
1 - Redução ou Eliminação de Redundâncias - Possibilita a eliminação de dados privativos de cada sistema. Os dados, que eventualmente
...