CURSO TÉCNICO REDES DE COMPUTADORES
Por: Jefferson Gonçalves • 25/3/2017 • Relatório de pesquisa • 401 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
CURSO TÉCNICO REDES DE COMPUTADORES
Polo: Cambuí
Aluno: Jefferson Regis Gonçalves
Professor: Rafael Freitas Cândido
Todos os direitos reservados
O computador é uma máquina que permite introduzir determinadas informações, realizar uma série de operações como cálculos matemáticos, pesquisas, etc., através de programas pré-estabelecidos.
O ENIAC, como se chamava o primeiro computador, (sigla para Integrador e Computador Numérico), tinha um metro e meio de altura e mais de 20 metros de comprimento. Foi construído em 1946, por John Mauchly e John Eckart Jr., ambos americanos. Era muito diferente do que a gente entende hoje por computador. Não tinha monitor nem teclado. Muito menos mouse. Além do tamanho imenso, o primeiro computador da história tinha outras curiosidades. Ele pesava trinta toneladas, o equivalente ao peso de dez hipopótamos. E não era muito inteligente, não: errava em várias operações, quebrava muito e raciocinava com lentidão. Se você pedisse para ele fazer uma conta de multiplicar, ele demorava onze segundos! Mas tudo bem. Por ser o primeiro, tinha o direito de não ser perfeito.
Linha do tempo:
Ábaco – 300 a.C. (aproximadamente): Primeiro dispositivo manual para execução de cálculo.
Computadores Mecânicos (1642-1945) e Calculadora Mecânica de Pascal (1642): Primeira máquina automática para calcular, inventada por Pascal.
Máquina analítica – 1833: semelhante aos computadores, possuía programas, memórias, unidades de controles e periféricos de saída.
Eniac: primeiro computador digital criado, para fins militares. Era operado em grande parte por mulheres.
Computador Automático – 1951: máquina eletrônica com programa armazenado responsável pelo recebimento de instruções. Primeiro computador que lidava com informações textuais e numéricas.
IBM 305 RAMAC – 1956: Primeiro computador a utilizar disco rígido (HD) magnético.
Computador pessoal IBM-PC – 1981: computador pessoal mais popular em ramo mundial, possuindo o microprocessador intel 8088 e sistema operacional MS-DOS 1.0 da Microsoft.
Computador portátil – 1982: criado o primeiro computador portátil pela empresa Compaq.
Computadores pessoais – 1990: os computadores pessoais se tornaram produto de massa. A Intel entrava no mercado com seu processador Pentium, em 1993, seguido pelo Pentium II, em 1997. A AMD também lançou seu primeiro Athlon
...