Cloud Computing
Por: Agda Menini • 13/10/2015 • Dissertação • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 333 Visualizações
E.E.E.F E MÉDIO GRAÇA ARANHA
TECNICO DE FINANÇAS
AGDA PEREIRA MENINI
WANDER CRISTÓVÃO AHNERT
OS BENEFÍCIOS DA CLOUD COMPUTING (COMPUTAÇÃO EM NUVEM) NA ÁREA DE FINANCEIRA DE SUA EMPRESA.
SANTA MARIA DE JETIBÁ
2015
E.E.E.F E MÉDIO GRAÇA ARANHA
TECNICO DE FINANÇAS
AGDA PEREIRA MENINI
WANDER CRISTÓVÃO AHNERT
Trabalho apresentado ao Curso de Informática aplicada da Escola Estadual de Ensino Fundamenta e Médio Graça Aranha, como requisito de avaliação do Módulo I, Prof. Esp. Marcelo Domingos Neto. |
SANTA MARIA DE JETIBÁ
2015
AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CLOUD COMPUTING (COMPUTAÇÃO EM NUVEM) NA ÁREA DE FINANCEIRA DE SUA EMPRESA.
Você já deve ter ouvido fala em Computação em Nuvem. Mais você sabe como surgiu e como funciona e quais são as vantagens? A cada ano que passa, vemos que a tecnologia cada vez esta evoluindo. Antigamente, você sequer conseguiria editar um texto se não tivesse um Software rodando na sua máquina. Hoje tudo pode ser feio através da internet, sem ter necessidade de instalar ou salvar tudo por meio de disquetes, Cds ou ate mesmo pendrive, pois com o avanço jogamos tudo na Cloud Computing, com isso o mesmo vem si destacando tanto nas empresas (financeira e as negociações) e na sociedade. Tudo começou com um cara chamado John McCarthy (Tecnologia de Inteligência Artificial e Criador da Linguagem de Programação LISP), pois ele viu que duas ou mais pessoas poderia utilizar a mesma maquina, ou seja, o mesmo computador e aproveitando mais o mesmo, com isso cortando custo e visando mais lucro. John McCarthy disse: “A computação pode algum dia ser considerada como uma utilidade pública.” (1960 - John McCarthy). Quase que no mesmo tempo outros eventos estavam evoluindo para revolucionar o que John McCarthy começo. Joseph Carl Robnett Lickider, físico e cientista da ARPA (Advanced Research Projects Agency), visou que os computadores poderia ser conectados a outros computadores assim formando uma rede global onde e possível o compartilhamento e comunicação entre outras pessoas, seus trabalhos determinou a origem da Intergalactic Computer Networ que posteriormente deu origem a ARPANET ( Advanced Research Projects Agency Network) ou seja, a mãe Vó da Internet, que evoluiu para a internet que temos hoje. Embora possamos associar várias tecnologias, conceitos e pesquisadores ao assunto, juntando os trabalhos de John McCarthy e Joseh C.R. Lickider podemos ter uma grande ajuda na tarefa de compreender a origem e a evolução da Cloud Compunting.
Em 2008, Computação em Nuvem atingiu o ápice do mercado tecnológico, “ATINGINDODO” diversas pessoas no mundo, principalmente para empresas de pequeno e grande porte, mais foi em 20013 que disparou, pois possuía uma aceitação por parte do universo corporativo e financeiro das empresas e da sociedade. A Cloud Computing nasceu com algumas proposta de minimizar os custos, através de cortes nas despesas como de equipamentos e mão de obra, reduzir espaço pois e possível estabelecer o controle de toda uma rede através de servidores externos, segurança e comodidade sem ter conhecimento técnico, ou se contratando um serviço pago, pequenas empresas perceberam que a melhor forma de garantir, equilibrar o acesso aos arquivos interno, si tornando muito mais prático e mais fácil com a Cloud , ou seja, os benefícios não param por ai, enquanto sua máquina caseira pode pifar em qualquer minuto e você perde qualquer documento, as maquinhas em nuvem tem backup e infraestrutura muito mais robustas para fazer com que esse risco seja mínimo.
Com a demanda de serviços e a preocupação com a segurança temos três modelos Cloud(Nuvem) Pública, Hibrida e Privada. Cloud Pública - onde as oferta de serviço são através da internet, ou seja, equipamento, infraestrutura ou aplicações são compartilhados por milhares de clientes em todo o mundo como a Google, Microsoft e a amazona AWS. Temos Cloud Privada - é a nuvem que fica dentro de um ambiente protegido, ou seja, uma empresa própria pra esse serviço, (firwall) da organização e tem acesso restrito, geralmente aos seus funcionários e parceiros de negócio. E por ultimo a Cloud Hibrida - é uma combinação de nuvem pública e privada, e uma da nuvem mais utilizada no mercado cooperativo, pois com ela as empresas decidem quais serviços que podem ser documentos públicos (nuvem pública) ou documentos que exigir segurança (nuvem privada).Existe três tipos de Serviço de nuvem mais usados. De uma maneira bem simplista, podemos dizer que os modelos SaaS, IaaS e Paas em Cloud Computing são substitutos para a infraestrutura tradicional com o diferencial do modelo de comercialização, que, ao invés de licenciamento, utiliza um modelo baseado em pagamento por utilização de recursos. Segundo Emerson Alecrim:
[...] Software as a Service (Software como Serviço) – SaaS: É um modelo flexível, que lhe permite controlar o que você necessita, pagando apenas pelo que utiliza em determinado período ou situação pontual. Resumidamente, você paga o serviço e não o produto. modelo mais nas empresas. Platform as a Service (PaaS): Plataforma como Serviço. Trata-se de um tipo de solução mais amplo para determinadas aplicações, incluindo todos (ou quase todos) os recursos necessários à operação, como armazenamento, banco de dados, escalabilidade (aumento automático da capacidade de armazenamento ou processamento), suporte a linguagens de programação, segurança e assim por diante; Infrastructure as a Service (IaaS): Infraestrutura como Serviço. Parecido com o conceito de PaaS, mas aqui o foco é a estrutura de hardware ou de máquinas virtuais, com o usuário tendo inclusive acesso a recursos do sistema operacional[..]
...