Comparação entre RPC e RMI
Projeto de pesquisa: Comparação entre RPC e RMI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arysonpereira • 26/5/2014 • Projeto de pesquisa • 513 Palavras (3 Páginas) • 447 Visualizações
Sumário
Etapa 1 1
RPC – Remote Procedure Call 1
RMI – Remote Method Invocation 2
Comparativo entre RPC e RMI 3
Etapa 2 3
Referências: 4
Lista de Ilustrações
Figura 1 - Execução do protocolo RPC 1
Figura 2 - Arquitetura RMI 2
Figura 3 - Diagrama de Classe Jogo da Velha 3
Figura 4 - Diagrama de Sequência Jogo da Velha 3
Etapa 1
RPC – Remote Procedure Call
RPC, é um protocolo para chamadas de procedimentos remotos em sistemas dissemelhantes, ou realize a chamada de uma determinada função para o procedimento de transferência de controle de parte de um processo para outra parte. Tal ação permite que o programa seja quebrado em várias partes do sistema distribuído ou da rede, tendo a capacidade de compartilhar os mesmos diretórios e arquivos. Programadores utilizando o protocolo RPC tem a capacidade de invocar métodos remotos sem se preocupar com os detalhes da implementação da parte remota do sistema, trabalhando como se fossem procedimentos locais.
O procedimento de execução do RPC é simples, pois ele não especifica como uma mensagem é enviada, apenas especifica a mensagem na integra e as interpreta, possibilitando a implementação em diferentes protocolos de transporte, TCP (Transfer Control Protocol) e UDP (User Datagran Protocol) são camadas de transferência implementadas.
Figura 1 - Execução do protocolo RPC
RMI – Remote Method Invocation
Desenvolvedores Java utilizando-se da arquitetura RMI tem a possibilidade de desenvolver programas distribuídos com a mesma facilidade oferecida por programas não distribuídos, o RMI define como os objetos irão agir no envio e recebimento de parâmetros de métodos remotos, quando será necessário haver exceções e realiza o gerenciamento de memória.
Através do mapeamento das classes Java e os objetos que operam uma máquina virtual para um modelo distribuído com várias máquinas virtuais, ou seja, um objeto em uma máquina virtual pode interagir com objetos de outras máquinas virtuais, desta tentativa obteve-se um resultado animador pois foi alcançado a possibilidade de tratar um objeto remoto praticamente da mesma maneira de um local contendo algumas diferenças.
Na arquitetura RMI a definição e a implementação de um comportamento são separados.
- Definição do comportamento: codificado usando uma interface Java
- Implementação do comportamento: codificada usando uma classe Java, roda ao lado do servidor RMI.
Dentro do cliente roda-se um Proxy para o serviço remoto, como é possível observar
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