Construção De Algoritmos ATPS
Artigo: Construção De Algoritmos ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xand1001 • 8/10/2014 • Artigo • 3.270 Palavras (14 Páginas) • 212 Visualizações
Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:
Favorecer a autoaprendizagem do aluno.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.
Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Jeanne Dobgenski
Anhanguera Educacional
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª. Série - Construção de Algoritmos
Jeanne Dobgenski
Pág. 2 de 12
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software.
Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação.
Desenvolver pesquisa científica e tecnológica.
Saber conciliar teoria e prática.
Produção Acadêmica
Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 4.
Relatório 01: Solução para o Problema 1.
Relatório 02: Solução para o Problema 2.
Relatório 03: Solução para o Problema 3.
Relatório 04: Solução para o Problema 4.
Apresentação final em Power Point.
Participação
Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:
organizar-se, previamente, em equipes de 4 a 8 participantes;
entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e
observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.
DESAFIO
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promove desde 1996, anualmente, a Maratona de Programação. Seu surgimento derivou das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional brasileira do concurso. A competição promove nos alunos da área da Computação a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
Tendo em vista que várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação, dentre os quais os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento, considere que você e sua equipe estão se preparando para se candidatarem ao concurso local de sua instituição de ensino, para representá-la na etapa nacional dessa competição. Dessa forma, participarão de um concurso de Construção de Algoritmos que compreenderá a elaboração de algoritmos que solucionem problemas de baixa, média e alta complexidade no contexto de seu nível escolar.
Cada atividade desenvolvida no concurso será avaliada pelo professor da disciplina considerando aspectos como os sugeridos na Tabela 1, que também contém sugestão de pontuação. Por fim, ao finalizar a solução de todos os problemas (final da etapa 4) as equipes competidoras apresentarão seus resultados ao professor envolvido com essa ATPS e demais
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª. Série - Construção de Algoritmos
Jeanne Dobgenski
Pág. 3 de 12
convidados para definição das três melhores equipes, com premiação a ser definida pelo professor – possibilidade: 0,5 ponto na média de cada integrante das equipes ganhadoras.
Tabela 1 – Aspectos a serem considerados na avaliação das soluções propostas
Fonte: Desenvolvido pela autora.
Objetivo do Desafio
Analisar e resolver problemas de programação e sistemas computacionais, apresentando um conjunto de relatórios sobre o estudo efetuado, com o propósito de vencer o concurso de Construção de Algoritmos.
Livro Texto da Disciplina
A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:
PIVA JUNIOR, Dilermando (org.). Algoritmos e Programação de Computadores. 1ª ed. Vila Flor: Elsevier, 2012.
ETAPA 1 (tempo para realização: 10 horas)
Aula-tema: Apresentação de operadores aritméticos, lógicos e relacionais. Atribuição. Criação de expressões aritméticas, lógicas e relacionais. Tabela Verdade. Exemplos e Exercícios. Dados e variáveis. Tipos de dados. Expressões aritméticas e lógicas e seus operadores. Apresentação de representação gráfica de algoritmos. Introdução a estrutura sequencial. Apresentação dos comandos de leitura e escrita. Exemplos. Apresentação do comando de seleção se então. Principais utilizações. Exemplos e exercícios.
Esta atividade é importante para que você desenvolva a capacidade de compreender e solucionar problemas por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos computacionais,
...