Criptografia
Por: rafael4276 • 20/6/2018 • Projeto de pesquisa • 499 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
- Introdução
A criptografia é algo que não é muito conhecido, porém é de grande importância e garante a segurança no mundo virtual. A criptografia é um sistema de algoritmos matemáticos que funciona como códigos: sem ela qualquer individuo mal-intencionado poderia invadir o seu computador e roubar informações sensíveis que poderiam ser prejudiciais. A criptografia é como uma “fechadura” e ela precisa de uma “chave” com uma combinação que cabe perfeitamente a sua fechadura para revelar o conteúdo. Um exemplo disso foi o recém ataque hacker denominado rasonware, que a partir de documentos vazados pelo governo americano, hackers conseguiram interceptar computadores de instituições que utilizavam o Windows em versões posteriores a 10. A criptografia apesar de suas falhas é a melhor maneira de proteger a privacidade do usuário. Duas formas frequentemente utilizadas na criptografia são as formas Simétrica e Assimétrica.
- Chave Pública e Privada
Para a exposição do conteúdo criptografado em um sistema chamado chave privada ou simétrico é necessário que o emissor e o receptor possuam a chave para a comunicação entre este, para isso é compartilhado uma única chave pelo emissor. Ambos devem possuir esta chave, pois é com ela que o emissor criptografa a mensagem e o receptor de decriptografa a mensagem revelando o conteúdo. É significativo que o emissor e o receptor mantenham a chave privada para manter suas comunicações. O tipo simétrico possui características que a tornam não adequada para uso geral de grande extensão.
- A chave é única para cada par de participante (emissor e receptor), e requer a comunicação com o emissor para geração da chave, por tanto se houver um grande número de participantes resultará em um aumento significativo no número de chaves.
- A necessidade de compartilhar as chaves em pares torna vulnerável essas chaves sendo estas suscetíveis a adulterações.
- Não é possível se comunicar com a mensagem decodificada por espontaneidade é necessário uma comunicação previa por arranjo
Diferente da chave privada, a chave publica utiliza um par de chaves relacionadas matematicamente, ou seja, para decriptografar a primeira é necessário a segunda chave, e para decriptografar a segunda é utilizado a primeira chave.
Todo participante possui um par de chaves nesse tipo, porém uma chave é nomeada como privada e esta fica secreta a outra chave é publica e distribuída para quem deseja recebe-la.
[pic 1]
Qualquer um pode criptografar uma mensagem com sua chave publica, mas apenas o emissor pode lê-la. Ao receber a mensagem, este deve decriptografar utilizando a chave publica. Esta chave é denominada assimétrica, pois nesta uma das chaves do par é utilizada para revelar a outra, por isso não pode ser utilizada a mesma chave diferente da chave privada.
- Requer apenas duas chaves para revelar o conteúdo.
- Mais segura, pois a chave privada pode se manter em sigilo, não necessário revelar a chave o que torna a chave publica menos suscetível a furto na transmissão.
- Qualquer pessoa pode acessar, não necessário uma comunicação previa para obter acesso as chaves.
Referencias bibliográficas
Disponível em:
<https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/SSKM8N_7.0.0/com.ibm.etools.mft.doc/ac55940_.htm > Acesso em: 12 de junho de 2017
https://www.google.com.br/amp/www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/06/o-que-e-criptografia.amp
https://www.google.com.br/amp/s/m.canaltech.com.br/o-que-e/protecao-de-dados/o-que-e-criptografia-e-por-que-voce-deveria-usa-la/%3Famp=1
https://cryptoid.com.br/banco-de-noticias/a-historia-da-criptografia/
...