Código de Ética para Desenvolvimento de Software
Artigo: Código de Ética para Desenvolvimento de Software. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcialevel • 17/4/2014 • Artigo • 345 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Código de Ética de Engenharia de Software
Esmeraldo Link
Sandra Gutz
Universidade Regional de Blumenau – FURB
Rua Antônio da Veiga, 140 – Caixa Postal 1507
CEP 89010-971 Blumenau – SC
link@inf.furb.rct-sc.br
sgutz.bnu@terra.com.br
RESUMO
Este artigo tem como objetivo, a partir de uma tradução completa dos itens que compõe o Código de Ética de Engenharia de Software desenvolvido pela IEEE-CS/ACM, trazer para o público em geral, as empresas e os profissionais da área de engenharia de software brasileiros, a oportunidade de conhecer este instrumento de qualidade. É mencionada também a ética empresarial, com o intuito de efetuar uma relação entre a necessidade de se adotar princípios éticos nas empresas de um modo geral, e para as empresas de software, adotar um código específico, mas que esteja de acordo com a ética universal.
PALAVRA-CHAVE: Ética de Engenharia de Software
1. Introdução
Como as demais profissões reconhecidas, a Engenharia de Software também já possui a definição de um Código de Ética, resultante dos esforços de uma equipe de trabalho multinacional liderada pela IEEE/ACM.
Está-se buscando a identificação da Engenharia de Software, e este código confere identidade à profissão. Não se pretende que os profissionais apenas o conheçam, mas sim que o utilizem no sentido de desenvolver a cultura da responsabilidade dos engenheiros de software em relação à sociedade. A sociedade, por sua vez, está empenhada em obter qualidade nos produtos e nos serviços, o que se cristaliza na adoção de leis como o código do consumidor, criando uma cultura favorável a ética nos negócios.
E os produtos gerados pela ação humana, como podem ser avaliados sob o ponto de vista da ética? Como deve se nortear um profissional capaz, que deseja obter reconhecimento pelo produto do seu trabalho? Os preceitos éticos, quanto mais claros, mais facilitam a identificação de ética e antiética, da tomada de decisões sobre assuntos polêmicos entre colegas de profissão, administradores e subordinados, empresa e clientes. As atitudes éticas resultam em benefícios, as atitudes antiéticas lesam a imagem do profissional ou da empresa em questão, sendo também cabíveis de processos legais e multas. A cultura ética impõe alto grau de responsabilidade, mas facilita a tomada de decisões,
...