Desenvolvimento Arquitetura e Protocolos TCP/IP
Por: Gleidson Vitor Passos • 7/5/2016 • Artigo • 598 Palavras (3 Páginas) • 633 Visualizações
Desenvolvimento
Arquitetura e protocolos TCP/IP
Criada para ser utilizada na internet, a arquitetura TCP/IP torna possível a comunicação entre redes, não importando a estrutura lógica e física das mesmas. Dividida em quatro camadas onde cada uma exerce uma função, trabalha com um conjunto de protocolos específicos, sendo os mais conhecidos; os protocolos IP e TCP que dão nome a arquitetura.
Camadas da arquitetura e alguns dos seus respectivos protocolos
*Camada de Aplicação
A camada de aplicação trata da camada mais próxima ao usuário e ao sistema, é a camada onde o acesso é de fato gerenciado, para um usuário acessar um site em um navegador de internet por exemplo, é nessa camada que se encontra o protocolo que torna possível esse acesso, neste caso especifico quem trata de realizar essa função é o protocolo HTTP. Existem também protocolos que gerenciam os serviços que atendem a própria necessidade do sistema, como por exemplo: DHCP e o DNS, esse último tem a função de realizar a tradução do endereço de um site para um IP, para que a identificação da máquina que estamos tentando nos comunicar aconteça. Tudo isso só é possível depois do trabalho da camada de transporte.
*Camada de Transporte
A camada de transporte coordena o envio da mensagem e comunicação de um computador a outro através de pacotes, sem se preocupar com os elementos intermediários existentes. Depois de realizado por exemplo o envio de uma mensagem pela camada de aplicação, essa mensagem que está sendo enviada a outro computador pode passar por dois protocolos da camada de transporte: UDP e TCP, o TCP é um protocolo onde existe a garantia do envio e recebimento de um determinado pacote, pois, após enviar uma mensagem a outro computador, ele necessita de uma confirmação, ou seja também deixa de enviar novos pacotes caso não haja confirmação. Esse meio é mais seguro e mais utilizado, porém é mais lento em comparação ao UDP que não deixa de enviar pacotes, pois não necessita da confirmação de recebimento, por esse motivo é utilizado em serviços de Streaming como a Netflix e o Spotify.
*Camada de Rede
A camada de rede tem a função de identificar o computador ou rede que está destinado o envio da mensagem. É nessa camada que fica situado o protocolo IP, que define um mecanismo de endereçamento e como a mensagem vai ser roteada pela rede, existem duas versões do IP: IPV4 que passa por um momento de substituição gradativa pelo outro protocolo, o IPV6. A partir da década de 90 quando a internet se tornou comercial já era previsto que este protocolo se tornaria escasso. A criação e chegada do IPV6 se dá principalmente por causa da “internet das coisas”.
*Camada Física
Dentro da suíte de protocolos TCP/IP a camada física ou de interface de rede tem a função de enviar os dados com mais proximidade a parte física da rede, variando de protocolos de acordo com a estrutura física e logica da rede utilizada, ou seja é capaz de trabalhar com qualquer tipos de rede, esta camada está ligada de fato a parte física da rede, sendo ela cabeada ou via Wireless, alguns dos protocolos mais conhecidos são os protocolos de enlace; Ethernet e o protocolo que gerencia o uso da fibra ótica, o FDDI.
...