Diagrama de classe
Por: jupi1234 • 9/4/2015 • Artigo • 373 Palavras (2 Páginas) • 435 Visualizações
Para que serve um diagrama de classes
Permite visualização das classes que irão comparar sistemas com seus métodos e atributos, e demonstram também como as classes se relacionam, complementam e permitem informações entre si.
Serve como base para construir a maioria dos diagramas da UML, pois ele é uma visão das estruturas das classes de forma simples.
Ele foi projetado para ser a evolução do MER (modelo entidade relacionamento), e pode ser utilizado para modelar a estrutura lógica das tabelas que irão compor o banco de dados.
O diagrama ainda tem vários outros tipos de relação como agregação ou composição.
Como se usa um diagrama de classes
O diagrama de classes é utilizado para descrever tipos de dados e suas relações, separadamente de sua implementação.
O diagrama pode fornecer uma descrição independente de implementação dos tipos usados em um sistema e passado entre seus componentes, e também para estabelecer o dicionário de termos que são utilizados na comunicação entre o aplicativo e seus usuários e nas descrições das necessidades dos usuários.
Classe Primitiva
Os tipos de linguagens primitivas são as linguagens mais simples, como os números e os caracteres string e classes, quem criam essas linguagens são os próprios usuários por isso são bem mais complicadas e elaboradas, mas às vezes devido ao fato de termos 2 conjuntos de tipos descritos, poderá ocorrer alguns problemas, se relacionando à compatibilidade.
Se tivermos uma grande quantidade de INTS você deverá criar uma classe especifica para todas eles, para isso esses tipos primitivos não são reais e nem tem nada em comum, sendo eles tratados com um só individuo.
E também esses tipos são incompatíveis onde não podemos especificar um argumento a menos que escreva classes para cada um tipo primitivo.
Classe abstrata
A classe abstrata representa entidades e conceitos abstratos que também não possui instâncias. Define um implante para uma função e fornece também uma implementação incompleta que é conhecida como a parte genética, onde é compartilhada por classes derivadas reunidas em um grupo onde cada uma delas completa essa funcionalidade. Ela também possui o método abstrato que implementam as classes derivadas e definem o comportamento especifico. As classes também permitem a criação de instâncias onde uma classe concreta não tem métodos abstratos, onde elas quando são utilizadas são classes derivadas de uma classe abstrata.
Exemplos:
[pic 1]
[pic 2]
...