Evolução dos sistemas oepracionais
Por: japa962 • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 181 Visualizações
EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Aluno: Marcelo Konishi Nunes 2° Ano SI
Na década de 1950, os computadores eram enormes e ocupavam salas inteiras. Nas primeiras máquinas, os comandos eram realizados por técnicos, os quais eram digitados no próprio hardware.
Uma pessoa era contratada especialmente para ativar e desativar chaves, que serviam para dizer se um componente estava ligado ou desligado. Quando uma chave era ligada ou desligada, a informação corria por metros ou quilômetros para acender uma luz indicando que foi ligada ou desligada determinada chave.
Na década de 1969, os desenvolvedores da AT&T Bell Labs decidiram trabalhar em um software mais simplificado do que aquele que era utilizado nos mainframes da época. Após vários anos de estudo, surgiu o sistema operacional dado o nome de UNIX. No começo, o sistema foi programado para apenas um tipo de máquina, mas, em 1973, o software foi recodificado para a linguagem C. Apesar de ser um software com código fechado, a AT&T forneceu cópias para universidades.
Em 1978 foi criado o primeiro S.O da Apple, que veio para equipar os computadores da Apple II, sistema que veio para funcionar em discos, os quais não surgiam na época. Esse software, desenvolvido por terceiros, contava apenas com alguns componentes básicos: um gerenciador de arquivos, um catálogo, funções para abrir e remover dados, um programa de inicialização e alguns outros elementos. No ano de 1984 surgiu o Mac OS, depois de acertar na interface a Apple simplificou varias coisas para o consumidor, muitos programas que eram difíceis de usar, foram substituídos por gestos do mouse.
Por volta do ano de 1981, a Microsoft fez uma parceria com a IBM para vender seu sistema junto com os computadores da empresa. O software foi muito bem aceito e recebeu modificações ao longo dos anos. Já na versão 2.0, o MS-DOS suportava HDs de 10M. Já pensando na próxima atualização, a Microsoft adicionou o FAT16 e suporte para redes.
Em 1985 surgiu o Windows 1.0, correndo atrás do prejuízo, a Microsoft lançou seu primeiro sistema operacional com interface gráfica e suporte para multitarefas. O software copiou algumas coisas do Macintosh, mas mesmo assim, era diferente em vários aspectos. O sistema era rodado em MS-DOS e já trazia algumas funções para melhorar sua utilização. Três anos depois, em 1987 foi lançado o Windows 2.0. Enquanto se preocupavam com o 1.0, a Microsoft ainda desenvolvia em paralelo o Windows 2.0. A nova versão do sistema começava a dar alguns passos para chegar ao que conhecemos hoje. Logo em seguida em 1990 a Microsoft lançou o Windows 3.0, que apresentava algumas evoluções a respeito do seu hardware. Este sistema era capaz de trabalhar com os processadores Intel 8086, 8088, 80286 e 80386. Além disso, ele era compatível com adaptadores gráficos de 256 cores. Foi um sistema usado por muitos brasileiros.
No ano de 1991 foi lançado o LINUX, apesar de não ser um sistema preferido por muitos, o Linux foi um dos mais importantes da época, pois trazia código livre e aberto. No começo, o sistema de Linus Torvalds aproveitou bibliotecas e aplicações do GNU. O curioso desse sistema é que ele não se popularizou como uma plataforma única. Desde o começo, Torvalds distribuiu o Kernel do sistema de forma gratuita, garantindo que diversos outros sistemas pudessem ser desenvolvidos e oferecer novas experiências para os usuários. O Linux continua se desenvolvendo, o destaque desse sistema é que ele apenas evoluiu e não se preocupou com a interface gráfica.
O Windows 3.1 surgiu em 1992, era uma interface de rede mais bem desenvolvida, com melhor suporte para a execução de arquivos multimídia e fontes TrueType. Em apenas dois meses, a versão 3.1 vendeu 3 milhões de cópias. Ele foi um sistema muito popular no Brasil na década de 1990.
Em 1995 surgiu o Windows 95, foi tão importante que definiu alguns padrões, a maneira que é organizada o desktop, o menu iniciar foram novidades que facilitaram a utilização do sistema. Depois de algumas atualizações o Windows começou a suportar a leitura de dispositivos USB, o navegador Internet Explorer e outras funções. Esse sistema foi responsável por tornar o Windows o sistema mais utilizado do mundo. Substituindo o Windows 95, a nova versão do sistema era capaz de rodar programas de 16 e 32 bits. Suas principais diferenças eram o suporte já nativo para dispositivos USB e para drivers mais avançados. Além disso, ele vinha com o DirectX 5, que garantia a execução de jogos mais avançados. O Windows 98 SE era a Segunda Edição do Windows 98 veio para corrigir as falhas do antecessor. As melhorias foram realizadas na comunicação de rede, no suporte para drivers e na atualização do DirectX.
...