IETF - IRTF / REDES DE COMPUTADORES
Por: Dekon • 14/5/2020 • Trabalho acadêmico • 961 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
TRABALHO DE MARCELO
1-O que é o IETF?
O IETF é um grupo informalmente auto-organizado de pessoas que contribuem para a engenharia e evolução das tecnologias usadas na Internet.
É a principal entidade empenhada no desenvolvimento de novas especificações de padrões da Internet.
O IETF é atípico por ser constituído de um conjunto de eventos, mas não ser uma corporação e não ter conselho de administração, membros ou taxas de filiação.
O IETF têm sua missão inclui:
- Identificar problemas técnicos e operacionais urgentes na Internet e propor soluções.
- Especificar o desenvolvimento ou utilização de protocolos e de uma arquitetura de curto prazo para resolver problemas técnicos para a Internet.
- Fazer recomendações ao IESG (Internet Engineering Steering Group) em relação à padronização e ao uso de protocolos na Internet.
- Facilitar a transferência de tecnologia do IRTF (Internet Research Task Force) para a comunidade ativa da Internet.
- Fornecer um fórum para troca de informações na comunidade da Internet entre fornecedores, usuários, pesquisadores, empresários e gestores de redes.
IETF não é uma conferência, embora existam apresentações técnicas;
O IETF não é uma organização de padronização tradicional, apesar de muitas especificações produzidas tornarem-se padrões;
O IETF é composto de voluntários, muitos dos quais se reúnem três vezes por ano com o objetivo de cumprir a missão do IETF.
2-Surgimento da IETF:
A primeira reunião do IETF foi realizada em janeiro de 1986 no Linkabit, em San Diego, com 21 participantes;
A quarta, realizada no SRI, em Menlo Park, em outubro de 1986, foi a primeira na qual fabricantes de equipamentos compareceram;
A quinta reunião do IETF, no Centro de Pesquisa AMES, da NASA, na Califórnia, 22 em fevereiro de 1987.Onde surgiu o conceito de Grupos de Trabalho (WGs);
A 7ª IETF foi realizada no MITRE, em McLean, Virginia, em julho de 1987, e foi a primeira reunião com mais de 100 participantes;
A décima quarta reunião foi realizada na Universidade de Stanford, em julho de 1989.
Sendo está que marcou uma mudança radical na estrutura do universo IETF. A estrutura do IAB (na época Internet Activities Board e agora Internet Architecture Board), que até então supervisionava as reuniões de diversos Grupos de Trabalho, mudou, deixando apenas dois: o IETF e o IRTF. O IRTF é responsável por considerar problemas de pesquisas de longo prazo na Internet.
O IETF também mudou neste período.
Com a criação da Internet Society (ISOC), em janeiro de 1992, o IAB propôs à ISOC que as atividades do IAB passassem a ser supervisionadas por ela. Durante a reunião do INET 92, em Kobe, no Japão, os membros do Conselho da ISOC aprovaram uma proposta que refletia o relacionamento proposto.
O IETF reuniu-se em Amsterdã, na Holanda, em julho de 1993. Esta foi a primeira reunião do IETF na Europa e a proporção entre participantes dos Estados Unidos e de outros países foi de aproximadamente 50/50. A primeira reunião do IETF na Oceania foi realizada em 2000, em Adelaide, Austrália.
Atualmente, o IETF promove encontros na América do Norte, Europa e Ásia. A intenção é reunir-se uma vez por ano em cada região, mas devido a problemas de agenda, muitas vezes, há mais reuniões na América do Norte e menos na Ásia e Europa.
3-Hierarquia da IETF
ISOC (Internet Society)
A Internet Society (ISOC) é uma associação internacional, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a expansão da Internet. Uma das maneiras pelas quais a ISOC o faz é por meio de apoio financeiro e jurídico dos outros grupos “I”;
- Fornece seguros para muitas das pessoas em posição de liderança no processo do IETF;
- Funciona como um canal de relações públicas quando um dos grupos “I” tem algo a declarar à imprensa.
A partir da primavera de 2005, a ISOC se tornou a base dos membros administrativos empregados diretamente pelo IETF.
IESG (Internet Engineering Steering Group)
O IESG é responsável pela gestão técnica das atividades do IETF e pelo processo de padronização da Internet.
O IESG ratifica ou direciona os resultados dos grupos de trabalho do IETF, define a criação e extinção de WGs e garante que os documentos produzidos fora dos WGs destinados a tornarem-se RFCs estão corretos.
IAB (Internet Architecture Board)
...