INFRAESTRUTURA LÓGICA DE REDES
Por: Daniel Souza • 12/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.226 Palavras (13 Páginas) • 521 Visualizações
INSTITUTO INFNET
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GRADUAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES
INFRAESTRUTURA LÓGICA DE REDES
CONECTANDO REDES - TESTE DE PERFORMANCE 1
ALUNO: DANIEL FELIPE MEIRELES DE SOUZA
E-MAIL: daniel.msouza@al.infnet.edu.br
TURMA: 1 Manhã
Sumário
Informação Geral 3
1. Introdução 3
2. Configuração da Topologia 3
2.1. Equipamentos Selecionados 4
2.2. Aplicando as configurações nos Switches 5
2.2.1. Agregando Links 5
2.2.2. Aplicando configuração nos Switches L2 da Camada de Acesso 6
2.2.4. Aplicando configurações nos Switchs L2 da Distribuição 7
2.2.3. Aplicando configuração nos Switches L3 do Núcleo 8
3. Roteamento no RTA e RTB Cisco 2911 9
3.2. Tradução de endereços com NAT. 11
4. Algumas Observações 12
5. Conclusão 12
Arquivo Packet Tracer 12
Referências 13
Informação Geral
O presente documento tem como objetivo, demonstrar o desenvolvimento de um projeto de redes simples. Esse projeto fará uso de Ligações seriais e roteamento com base no modelo hierárquico de redes. Na topologia serão aplicados os conceitos de Spanning-tree, NAT, DHCP, agregação de link, roteamento dinâmico e redistribuição de rotas entre protocolos de roteamento.
1. Introdução
A topologia proposta neste documento, requisita a criação de 2 VLANs e a configuração do protocolo Spanning-Tree[1] para a interligar os switches dentro da topologia, evitando loops de quadros entre os switches (Figura 1.).
Figura 1. Topologia proposta para o projeto.O Objetivo principal é que os computadores conectados nos Switches da camada de acesso, sejam capazes de acessar a internet, sendo que o um switch camada 3 no núcleo será o gateway da vlan 10 e o outro da vlan 20. Além disso cada um dos dois switches camada 3, devem ser a bridge raiz (root bridge) da vlan a qual será o gateway.
2. Configuração da Topologia
Para atender aos requisitos, os equipamentos na topologia foram selecionados de acordo com as necessidades, bem como o software do sistema IOS [2].
2.1. Equipamentos Selecionados
Figura 2. Cisco 2911 – Usado como roteador de internet
O roteador escolhido para realizar o acesso à internet é o Cisco 2911 (Figura 2.). Esse equipamento possui 3 portas GigabitEthernet, duas serão usadas entre os switches na camada de núcleo. Um módulo de interface serial (HWIC-2T) será conectado à ele para a interligação com o Roteador de borda de mesmo modelo. A Versão de IOS usada no equipamento será c2900-universalk9_npe-mz.SPA.154-3.M4.bin. Essa versão suportará facilmente as necessidades das configurações de NAT e access-list que serão necessárias para a execução da atividade, permitindo aos dispositivos acesso à internet usando a tradução de endereços.
Figura 3. Cisco WS-3560-24TS – Dois usados na camada núcleo.[pic 1]
Na camada núcleo foi escolhido o switch Cisco WS-3560-24TS (Figura 3.). Dois equipamentos como esse switch de camada 3 serão utilizados na camada de núcleo, fazendo a ponte entre a camada de distribuição e o roteador de internet. O Software de sistema operacional selecionado para esses equipamentos foi o c3560-ipservicesk9-mz.122-55.SE10.bin, com essa versão de software os equipamentos atenderão as necessidades de roteamento de IP e execução dos processos de STP exigidos para a tarefa.
Figura 4. Cisco 2960G-24TC-L – Dois switches usados na camada de acesso[pic 2]
Na camada de acesso é necessário utilizar dois Switches de camada 2, o equipamento escolhido para essa tarefa foi o Catalyst 2960G-24TC-L (Figura 4.). Para atender os requisitos, foi necessário apenas uma versão atual do software IOS à ser usado no equipamento. O Software selecionado para a execução dos serviços no switch é c2960-lanbasek9-mz.122-55.SE10.bin. Dada a topologia simples aplicada, os switches da camada serão do mesmo modelo.
2.2. Aplicando as configurações nos Switches
O Simulador Cisco Packet Tracer, infelizmente não contempla todos os equipamentos selecionados para a atividade, nem mesmo os IOS' tem as versões selecionadas, mas os comandos usados na atividade são compatíveis com os encontrados no simulador. Portanto os comandos apresentados a seguir foram todos executados pelo Packet Tracer, mas podem ser executados em um ambiente de produção real normalmente.
2.2.1. Agregando Links
É possível agregar 2 ou mais interfaces (até 8 interfaces) em grupos de interfaces conhecidos como Port-channels[3]. Com isso é possível usar mais de uma interface como um único link agregado. Na topologia proposta, o Port-channel foi usado para aumentar a capacidade dos links Backups e os Uplinks entre os switches da camada de distribuição e os da camada de acesso. A seguir Veremos as configurações padrão executada em cada swich nas camadas do modelo hierárquico:
...