Internet das Coisas
Por: agrandefamilia • 1/3/2016 • Artigo • 689 Palavras (3 Páginas) • 613 Visualizações
Resumo
Com o avanço da ciência e tecnologia há a criação de diversos dispositivos que permitem conexão com a Internet. Partindo de dispositivos móveis, automação e alguns dispositivos que podem ser vestíveis, tais como relógios, óculos e alguns sensores. A internet das coisas depende da integração de programas, hardware e sensores, uma vez que todas essas tecnologias atuam em conjunto elas podem ser conectadas via internet e ser controladas remotamente, mandando informações e executando tarefas. Entretanto, há muitos desafios a serem superados para que os dispositivos em grande escala venham funcionar simultaneamente com perfeição.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo demonstrar a definição da “Internet das coisas” e suas aplicações no mundo atual.
- Introdução
No mundo atual, vivemos cercados de tecnologia, como por exemplo: os automóveis, notebooks, telefones, entre outros.
Segundo pesquisas, estamos em uma nova era da tecnologia, onde a computação e comunicação irá transformar nossas vidas empresariais e pessoais. Umas das tecnologias que pode ser citada é a RFID, Radio Frequency Identification, o qual durante o trabalho será melhor explicada.
Há cerca de uma década, Mark Weiser criou a visão de ubiquidade tecnológica futurística, onde o aumento da disponibilidade de poder de processamento acompanharia a diminuição da visibilidade. Ou seja, as mais profundas tecnologias são as que desaparecem, como por exemplo, os celulares, que já passam de milhões de unidades, e se tornaram integrantes da vida da humanidade.
- Conceito
O funcionamento da Internet das coisas ocorre através:
1. Um dispositivo com ligação wireless
2. Comunicação com RFID
3. Ligação entre o dispositivo e a RFID para envio e recebimento de informações através do Apis.
É importante citar que a Internet das coisas não é uma extensão da Internet atual, ou seja, é um sistema novo e independente, que possui também estruturas próprias e será implementada em conjunto com novos serviços.
Outro ponto importante, é a comunicação existente nessa conexão:
• Comunicação objeto-pessoas
• Comunicação objeto-objeto
• Comunicação máquina-máquina
As quais podem se estabelecer em restritas áreas (Intranet das coisas) ou ao público (Internet das coisas).
Sendo assim, a Internet das coisas permitirá a transformação de computadores interligados, para uma rede de objetos conectados. Por exemplo: livros, eletrodomésticos, automóveis, entre outros. Estes objetos possuirão próprios endereços de IP (Protocolo Internet), sendo integrados em sistemas complexos e utilizando, para obter informações, os sensores.
- Internet das Coisas
A Internet das Coisas é uma tecnologia, que potencializa o desenvolvimento e, portanto, uma porta de entrada para esta nova fase do desenvolvimento da da Sociedade da Informação.
A aproximação entre os objetos físicos do mundo real e os sistemas de informação permite novas formas de aplicações inovadoras e modelos de negócio.
Nesse caso, são necessárias tecnologias que suportem grandes quantidades de informação, segurança e controlo de acesso.
A Internet das Coisas irá reconstruir o modo como interagimos com os objetos à nossa volta, o nosso automóvel, entre outros.
...