Início, desenvolvimento e conclusão do processo de desenvolvimento de software
Trabalho acadêmico: Início, desenvolvimento e conclusão do processo de desenvolvimento de software. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: freirejunior256 • 26/10/2014 • Trabalho acadêmico • 958 Palavras (4 Páginas) • 365 Visualizações
SUMÁRIO
1.Introdução .....................................................................................................04
2.Desenvolvimento...........................................................................................05
2.1 Modelo de processo de Software .............................................................05
2.2 Exemplo do modelo de processo..............................................................06
2.2 Evolução do modelo de processo Espiral................................................07
2.3 Vantagens e Desvantagens do modelo de processo Espiral..................07
2.4 Linguagem de programação em Java.......................................................08
3.Conclusão ......................................................................................................09
4.Referências.....................................................................................................10
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade demosntrar um pouco sobre o começo, desenvolvimente e o fim de um processo de criação de Software.
Sabemos que existem varios metodos que as empresas de Software adotam para a criação de um programa, que chamamos de processo de software, mas vamos dar ênfase a um em particular conhecido como modelo Espiral. O trabalho irá falar sobre sua história e como esse modelo é implatado nas empresas. Também serão expostas suas vantagens e desvantagens e um exemplo mostrando como funciona esse exemplo na prática.
Programação é uma parte extramamente importante dentro de um processo de desenvolvimeno de software, por este motivo foi escolhido pelo autor do trabalho uma linguagem de programação que é muito usada no desenvolvimento de software, conhecida como linguagem JAVA.
Conheceremos um pouco de sua história e por que sua linguagem é tão usada em nossos dias de hoje pelos profissionais em programação.
2-DESENVOLVIMENTO
2.1 Modelo de processo de Software
Para que o software chegue com eficiência e qualidade nas mãos do cliente existe um processo por trás disso tudo, no qual chamamos de processo de software.
Uma grande engenharia de software é criada para que isso aconteça, contendo várias contribuições, recursos, programadores e estruturas organizacionais e restrições, tendo como objetivo entregar um excelente produto ao cliente.
Modelo Espiral
O modelo espiral apresenta características dos modelos clássico e de prototipação, acrescido pela atividade de análise de riscos.
O modelo esperial é o mais utilizado para os projetos em que existe necessidade de muita interação com o usuário, ou que propõe alta complexidade nas regras de negócio.
2.2 EXEMPLO DO MODELO DE PROCESSO
Planejamento: determinação dos objetivos, alternativas e restrições;
Análise de riscos: análise de alternativas e identificação/resoluçção de riscos;
Engenharia: desenvolvimento do produto;
Avaliação do cliente: avaliação dos resultados da engenharia.
2.2 EVOLUÇÃO DO MODELO DE ESPIRAL
O ciclo de vida espiral foi proposto por Boehm em 1988, é um paradigma muito importante porque em uma das suas fases ele se depara com um processo muito importante da engenharia de software, “analise de risco”, onde nos outros modelos não é abordado com tanta ênfase. A identificação e o gerenciamento de riscos é hoje uma atividade importantíssima no desenvolvimento de software devido à imaturidade da área e à falta de conhecimento, técnicas e ferramentas adequadas.
Este paradigma é baseado nos ciclo de vida prótotipação e cascata, com isso evita os respectivos erros que eram cometidos nos mesmos.
Neste modelo uma das características importante é a interação
...