Linguagem de Programação Orientada a Objeto
Por: leozikavk • 7/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.680 Palavras (19 Páginas) • 1.623 Visualizações
TRABALHO 1
Exercício 01 - É uma linguagem de modelagem para documentar e visualizar os artefatos que especificamos e construímos na análise e desenho de um sistema. Estamos definindo?
Resposta: Alternativa A – UML
Justificativa: Em minha opinião a frase acima esta se referindo a UML que é uma linguagem para modelagem, cujo objetivo é auxiliar os desenvolvedores na visualização de seus produtos em formato de diagramas.
Exercício 02 - É o uso de notações de design gráficas e textuais, semanticamente ricas, para capturar design de software. Estamos definindo?
Resposta: Alternativa E – Modelagem
Justificativa: A frase está se referindo a Modelagem Visual, e nenhuma das outras alternativas se encaixam nessa descrição.
Exercício 03 - Mensagens iguais, destinadas à objetos diferentes, podem gerar comportamentos diferentes. Para uma mesma mensagem, objetos diferentes podem responder ou agir de forma diferenciada. Estamos definindo?
Resposta: Alternativa D – Polimorfismo
Justificativa: Por está dizendo que os objetos podem agir de formas diferentes, acredito eu que esteja se referindo ao Polimorfismo( Poli – Varias/muitas | morfismo – formas).
Exercício 04 - Segundo os benefícios da orientação á objetos, complete com V ou F:
( ) Codificação mais simples de programas: Também dado à estrutura de como se apresenta o paradigma da orientação a objetos, a codificação de métodos reduz a complexidade na construção do código dos programas. |
( ) Modelagem mais Natural: A aplicação dos conceitos da orientação a objetos na análise de sistemas permitirá modelar a empresa ou as áreas da aplicação de uma forma mais natural. |
( ) Reutilização: Diante da forma como são projetados os recursos do software, é possível atingir a minimização na reutilização. |
( ) Projetos mais rápidos com qualidade: Em função da característica da reutilização, uma vez que existam bibliotecas que ofereçam classes com recursos necessários, novos projetos utilizarão esses componentes pré-existentes. |
Resposta: C – V, V, F, V
Justificativa: A "codificação mais simples" refere-se ao encapsulamento que é responsável por esconder as propriedades, já modelagem mais natural fala sobre a identidade do objeto, as suas características e suas ações (atributos e métodos). A parte de "reutilização" refere-se a Herança (só que é possível atingir a maximização, e não a minimização), e o de projetos mais rápidos fala sobre o Polimorfismo.
Exercício 05 - É o conceito que faz referência à ocultação ou empacotamento dos dados e procedimentos dentro do objeto. Estamos definindo?
Resposta: A - Encapsulamento
Justificativa: Como o nome próprio já diz se refere ao Encapsulamento cujo objetivo é “ocultar” os dados/informações de uma classe para os objetos(isso seria uma proteção contra acesso não autorizado).
Exercício 06 - É uma coleção de objetos que podem ser descritos com os mesmos atributos e as mesmas operações. Estamos definindo?
Resposta: B – Classe
Justificativa: Se está falando que é uma coleção de objeto, rapidamente lembrando que os objetos são criados dentro das classes. Descartamos então todas as outras alternativas.
Exercício 07 - Todo objeto é distinguível entre si, graças a sua (seu) ...
Resposta: D - Identificação
Justificativa: Cada objeto é único, e é distinguível através de sua identidade(ou seja, sua identificação)
Exercício 08 - É o meio pelo qual o objeto passa de um estado para o outro. Estamos definindo?
Resposta: A – Comportamento
Justificativa : Está se referindo ao Comportamento, pois qualquer objeto apresenta um comportamento. E quando o objeto passa de um estado para outro dizemos que ele esta mudando seu comportamento.
Exercício 09 - É uma unidade de software que consiste em atributos, e de métodos. Estamos definindo?
Resposta: B – Objeto
Justificativa: Os atributos(características) e os métodos(ação) ficam dentro dos Objetos.
Exercício 10 - Diz respeito à situação em que pode estar um determinado objeto. Estamos definindo?
Resposta: C – Estado
Justificativa: Está se referindo ao Estado, pois cada objeto tem seu conjunto de atributos(características) que foram atribuídos na classe, esses valores atribuídos definem o seu estado.
Exercício 11 - Possui as seguintes características: I) Responsável por “traduzir” o que sua aplicação deseja fazer para as respectivas chamadas do sistema operacional no qual ela está rodando no momento; II) É responsável por gerenciar memória, gerenciar threads, a pilha de execução; III) Sua aplicação roda sem nenhum envolvimento com o sistema operacional; IV) Pode tirar métricas, decidir onde é melhor alocar a memória, entre outros. Estamos Definindo? |
Resposta: C - Máquina Virtual (JVM);
Justificativa: Todas as características acima está se referindo a Maquina Virtual, graças a JVM os programas escritos em Java podem funcionar em qualquer plataforma de hardware e software que possua uma versão da JVM, tornando assim essas aplicações independentes da plataforma onde funcionam.
Exercício 12 - É o termo dado ao código binário gerado pelo compilador Java. Estamos definindo?
Resposta: A – Bytecode
Justificativa: A frase se refere ao bytecode, que é um código gerado pelo compilador, e esse código é traduzido pela JVM para o código de cada máquina(Ele foi criado pois as JVM não reconhece o código em Java.)
Exercício 13 - É a tecnologia que a JVM utiliza para detectar pontos quentes da sua aplicação: código que é muito executado, provavelmente dentro de um ou mais loops. Estamos definindo?
Resposta: B – Hotspot
Justificativa: Está se referindo ao Hotspot, cujo objetivo é melhorar a performance da aplicação, utilizando a técnica do JIT (just-in-time).
...