Linguagem java.docx
Por: christianed • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 373 Visualizações
Tema: Introdução à Programação
Orientada a Objetos. Ambiente de
Desenvolvimento Java (JDK e Eclipse
IDE).
Professor Esp. Carlos Eduardo Cayres
Para início de conversa
Objetivos deste encontro
• Conceitos de programação orientada a
objetos.
• Noções básicas sobre a Plataforma Java.
• Ferramentas necessárias para compilar e
executar programas
escritos em Java.
• Introdução ao ambiente
de desenvolvimento Java
(JDK e Eclipse IDE).
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O que é Programação Orientada a Objetos?
“POO, é um paradigma de programação de
computadores onde se usam classes e
objetos, criados a partir dos modelos
descritos anteriormente,
para representar e
processar dados usando
programas de
computadores.”
(SANTOS, 2011).
Porque OO é importante?
• É possível escrever programas em Java
sem saber usar os recursos da OO, porém:
• Dificilmente irá além de programas simples
com mais de uma classe;
• Dificuldade de entender
outros programas;
Porque OO é importante?
• É possível escrever programas em Java
sem saber usar os recursos da OO, porém:
• Códigos mal elaborados, difícil de depurar e
reutilizar;
• Perda de tempo com o
Java.
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O que é orientação a objetos?
• Paradigma do momento na engenharia de
software:
• Análise,
• Projeto (design) e
• Programação.
O que é orientação a objetos?
• Análise orientada a objetos:
• Determina o que o sistema deve fazer:
• Quais os atores?
• Quais as atividades?
• Decompõe o sistema
em objetos:
• Quais são?
• Que tarefas deverá
realizar?
O que é um objeto?
• Objetos são conceitos que têm:
• Identidade, estado e comportamento.
• Em uma linguagem OO pura:
• Uma variável é um
objeto;
• Um programa é um
objeto;
• Um procedimento é um
objeto.
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O que é um objeto?
• Um objeto é composto de objetos:
• Um programa (objeto) pode ter variáveis
(objetos que representam seu estado) e
procedimentos (objetos que representam
seu comportamento).
O que é um objeto?
Fazendo a abstração de um celular:
• É composto de outros objetos:
• Bateria, objeto que possui pelo menos um
outro objeto: carga, que representa seu estado;
• Botões que implementam
comportamentos.
O que é um objeto?
• Em linguagens OO pura:
• Um número, letra, palavra, data são objetos.
• Em Java:
• Objetos são armazenados na memória de
heap;
• Manipulados por uma
referência (variável);
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O que é um objeto?
Em Java:
• Guardada na pilha:
• Estado – seus atributos;
• Comportamento – seus métodos;
• Identidade – a referência.
O que é um objeto?
Valores unidimensionais não são
objetos em Java:
• Números, boleanos, caracteres são
armazenados na pilha;
Tem apenas:
• Identidade -
(nome da variável);
• Estado -
(valor literal armazenado na
variável).
Variáveis, valores e referências
• Variáveis são usadas em linguagens de
programação para armazenar valores;
• Em Java podem armazenar:
• Endereços de memória do heap;
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Variáveis, valores e referências
Em Java podem armazenar:
• Valores atômicos de tamanho fixo;
• Endereços de memória (referências) são
inacessíveis – não suporta ponteiros.
• Valores atômicos –
tipos de dados primitivos.
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Tema: Introdução à Programação
Orientada a Objetos. Ambiente de
Desenvolvimento Java (JDK e Eclipse
IDE).
Professor Esp. Carlos Eduardo Cayres
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