Lista de Redes de Computadores
Por: Gisele de Sá • 16/11/2023 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 75 Visualizações
Universidade do Estado do Amazonas
Redes de Computadores
Lista de Exercícios 01
- O que é um protocolo de redes? O que ele faz? Exemplifique.
O que é: Um protocolo é um conjunto de regras para formatação e processamento de dados.
O que faz: Os protocolos de rede são como uma linguagem em comum para computadores. Os computadores dentro de uma rede podem usar softwares e hardwares muito diferentes; entretanto, o uso de protocolos permite que eles se comuniquem uns com os outros independentemente dessas diferenças.
Exemplo: protocolos executados no hardware de dois computadores conectados fisicamente controlam o fluxo de bits no “cabo” entre as duas placas de interface de rede.
- Quais os dois tipos de serviços que a Internet fornece às suas aplicações? Quais as características de cada um desses serviços?
A internet fornece dois serviços as suas aplicações distribuídas: um serviço orientado a conexão e um serviço não orientado a conexão.
O serviço orientado a conexão é análogo ao sistema de telefonia que requer que as entidades de comunicação estabeleçam uma conexão antes de enviar os dados. Quando uma aplicação usa o serviço orientado a conexão, o cliente e o servidor enviam pacotes de controle um para o outro antes de remeterem os dados reais.
O serviço sem conexão é análogo ao sistema postal. Em que pacotes de são transmitidos da origem para o destino diretamente. Cada pacote é tratado como uma entidade individual e carrega um endereço de destino para identificar o destinatário pretendido.
- Que vantagem tem uma rede de comutação de circuitos sobre uma rede de comutação de pacotes?
Uma rede de comutação de circuitos pode ter algumas vantagens em relação a uma rede de comutação de pacotes, dependendo do contexto e das características específicas da aplicação. Na comutação de circuitos, um caminho dedicado é estabelecido da origem até o destino, causando uma baixa latência, visto que não tem atrasos associados à divisão e ao roteamento de pacotes. Além disso, há uma maior garantia de entrega de dados na ordem correta e sem perda.
...