Lista de redes
Por: Gabrielgarcia93 • 30/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.077 Palavras (13 Páginas) • 1.575 Visualizações
- (1,5) O que significa “negociação” em uma discussão sobre protocolos de rede? Dê um exemplo para justificar a sua resposta.
R: Negociação significa fazer ambos os lados concordarem sobre algum parâmetro ou valores a serem usados durante a comunicação.
Ex: O tamanho máximo do pacote é um exemplo.
- (1,0) Suponha que dois computadores, A e B, estejam separados a uma distância de 10 mil km e conectados por um enlace direto de R = 1 Mbps. Suponha que a velocidade de propagação pelo enlace seja de 2,5 * 108 metros por segundo.
- (0,5) Calcule o produto largura de banda-atraso R * dprop.
R: Inicialmente vamos calcular Tprop = m/s
Tprop = 10000/(2,5 x 10^8) = 4 * 10 ^-5
Multiplicando por R temos:
1*(10^6) * 4 * (10^-5) = 1000000 * 4 * 100000 =
= 1.10^6 * 4.10^-5 = 4*10 = 40 bits
- (0,5) Considere o envio de um arquivo de 400 mil bits de A para B. Suponha que o arquivo seja enviado continuamente, como se fosse uma única mensagem. Qual é o número máximo de bits que estará no enlace a qualum quer instante?
R: Como a qualquer momento o numero maximo de bits em um enlace de 1mbps (1.000.000 bits) é maior que o tamanho do arquivo que é 0,4 mbps (400.000 bits), o maximo de bit equivale ao tamanho do arquivo.
- (1,5) Falso ou Ver.dadeiro. As sentenças falsas devem ser corrigidas.
- Suponha que um usuário requisite uma página Web que consiste de texto e três imagens. Para esta página, o cliente enviará uma mensagem de requisição e receberá quatro mensagens de resposta. Falso! É enviado uma mensagem de requisição para cada objeto.
- Duas páginas Web distintas (por exemplo, http://www.din.uem.br/graduacao e http://www.din.uem.br/pos-graduacao) podem ser enviadas pela mesma conexão persistente.Verdadeiro!
- Com conexões não persistentes entre browser e servidor, é possível que um único segmento TCP transporte duas mensagens distintas de requisição HTTP. Falso!
- (1,5) Como o cache DNS pode reduzir o atraso no mapeamento nome-endereço IP.
R: Quando o servidor aprende um mapeamento nome/ endereço IP, ele armazena em uma cache local, assim futuras consultas usa o dado da cache que diminui o atraso.
- (1,5) O que significa dizer que o DNS realiza distribuição de carga? Justifique sua resposta.
R: Um hospedeiro pode prescisar de vários servidores com IP diferente, assim o DNS envia uma nova solicitação para um IP diferente.
- (1,5) Um servidor UDP precisa de apenas uma porta para atender um cliente ao passo que um servidor TCP precisa de pelo menos duas para atender um cliente. Por quê? Se um servidor TCP tiver que atender n conexões simultâneas, cada uma de um host cliente diferente, de quantas portas precisará?
R: Porque o TCP trabalha com aplicação cliente/servidor e precisa garantir a integridade da informação. 2n
- (1,5) Qual seria o impacto do uso de uma arquitetura cliente/servidor nas redes de computadores ao invés da arquitetura em camadas?
R: Utilizando arquitetura em camadas tem a utilização de protocolos que realizam operações fundamentais referentes a camada que ele pertence, já no cliente servidor não tem o uso dessas operações, sendo assim, essa arquitetura não divide suas tarefas, isso pode acarretar demora, perda de dados, e a manutenção é difícil de fazer, na arquitetura em camadas uma manutenção pode ser feita diretamente em algum protocolo, sem alterar o funcionamento das outras operações.
- (2,0) Quais as vantagens do uso da arquitetura em camadas nas redes de computadores? Cite e discuta três vantagens.
R:
1- Facilidade de manutenção: novos protocolos podem ser inseridos e removidos com facilidade, desde que as interfaces de comunicação sejam as padronizadas e os serviços prestados sejam os mesmos;
2- Aplicações rodam nas bordas da rede, facilitando a criação de novos serviços;
3- Interoperabilidade – protocolos funcionam independentemente do hardware e do sistema operacional;
4- Simplifica o sistema de comunicação, pois é modular.
- (2,0) Considerando o protocolo HTTP, compare conexões persistentes com conexões não persistentes. Qual delas é mais eficiente? Por quê?
R: Conexões persistentes: vários objetos (requisições e respostas) são enviados na mesma conexão entre cliente e servidor HTTP.
Conexões não persistentes: para cada objeto, uma conexão é realizada entre cliente e servidor HTTP. Neste tipo de conexão, o paralelismo é gerenciado pelo browser. Consume dois RTTs para cada objeto e consome mais recursos para as diversas conexões para os objetos.
A conexão persistente é mais eficiente, pois mantém recursos já alocados para a comunicação e envia várias solicitações de objetos ao mesmo tempo.
- (1,5) Apresente um exemplo de comunicação via SMTP entre servidores de e-mails. Neste exemplo, os comandos SMTP devem estar explicitamente descritos.
S: 220 hamburger.edu
C: HELOcrepes.fr
S: 250Hello crepes.fr, pleasedtomeetyou
C: MAIL FROM:
S: 250 alice@crepes.fr... Sender ok
C: RCPT TO:
S: 250 bob@hamburger.edu ...Recipient ok
C: DATA
S: 354 Enter mail, endwith "." on a linebyitself
C: Você gosta de ketchup?
C: Que tal picles?
C: .
S: 250 Messageaccepted for delivery
C: QUIT
S: 221 hamburger.edu closing connection
...