MODELAGEM DE DADOS
Por: rfonsecati • 25/9/2016 • Trabalho acadêmico • 764 Palavras (4 Páginas) • 565 Visualizações
[pic 1]
Neste trabalho é descrito o modelo de um banco de dados para um sistema que gerencia o processo de financiamento de automóveis. |
MODELAGEM DE DADOS
PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
DISCIPLINA: MODELAGEM DE DADOS (npg1391)
DOCENTE: PROF. HORÁCIO RIBEIRO
DISCENTE: RICARDO DA FONSECA
RA Nº 20160816914-6
1ª Etapa para Modelagem de Dados
Neste primeiro momento do processo de modelagem de um SGDBR(Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional) é elaborado para atender no desenvolvimento de um sistema gerencial que tem como foco empresa voltada no segmento de venda de automóveis(concessionária de veículos) .
Como em todo projeto é necessário conversar com toda base de elementos envolvidos e fazer levantamento de informações minuciosas, entrevistas e outros recursos para que os requisitos sejam totalmente detalhados . Após a identificação no processo e suas necessidades é hora de modelar o sistema, seu banco de dados para otimizar ao máximo o funcionamento e facilitar futuras manutenções.
Este modelo surge da necessidade que uma empresa tem de controlar o processo de vendas e o processo de financiamento de veículos. O primeiro passo foi identificar as entidades e seus respectivos relacionamentos. Após uma visão geral sobre os itens do projeto seus objetivos quanto a definição quanto da modelagem se tornam cada vez mais claros.
ENTIDADES E TABELAS
Para compreender melhor o funcionamento do sistema e quais serão os dados a serem armazenados primeiro precisamos conhecer os envolvidos , as ações e os eventos do processo. Para otimização deste entendimento foi utilizado Diagramas de Caso de Uso da linguagem conforme padronização da UML.
[pic 2][pic 3][pic 4]
Figura 1 - Diagrama de Caso de Uso: Cliente-Funcionário
Para visualizar quais são as entidades envolvidas no processo diagramas de classe e de eventos são muito úteis. Estes diagramas ficarão guardados na documentação no projeto.
[pic 5]
Figura 2 - Diagrama Simplificado. Usado para demonstrar relação entre as entidades.
As visualizações iniciais ajudaram na compreensão da totalidade do projeto mas é de suma importância o refinamento das relações entre tabelas e seus devidos atributos. Até o presente momento as entidades abaixo foram identificadas.
- Automóvel
- Bairro
- Boleto
- Cidade
- Cliente
- Contrato
- Cor
- Estado
- Funcionário
- Marca
- Ano/Modelo
- Valor
- Plano
DICIONÁRIO DE DADOS
Nesta fase pode-se obter informações sobre todos os objetos do modelo de forma textual, contendo explicações que muitas vezes são difíceis ou até impossível de incluir nos diagrama. Este documento precisa ser claro e consistente pois é uma referência tanto para o desenvolvimento quanto para futuras manutenções.
AUTOMÓVEL
Atributo | Classe | Modelo | Tamanho | Descrição |
LOGRADOURO/CEP
CIDADE/ESTADO
CLIENTE
CONTRATO
COR
ESTADO
FUNCIONÁRIO
MARCA
ANO/MODELO
PLANO
VALOR
RELAÇIONAMENTO ENTRE TABELAS
Para auxiliar na modelagem de dados, foi utilizado ferramenta case MySQL Workbench
[pic 6]
Figura 3 - Interface do MySQL Workbench
A representação visual deste projeto permite que nas próximas etapas seja construído um SGDB livre de redundâncias e cuja as tabelas sejam otimizadas.
Relação Clientes-Cidades
No cadastro de Clientes temos a informação da cidade e por consequência o estado assim como do bairro em que este cliente reside. Como temos um número limitado de cidades e de estados utilizamos um cadastro em uma tabela para Estados e outra para Cidades. Na tabela de Clientes foi importado como chave estrangeira a chave da tabela Cidades. Embutida nesta relação, temos uma segunda, que é a relação Cidades-Estados.
...