Microsoft Windows
Resenha: Microsoft Windows. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: piteco • 7/6/2013 • Resenha • 473 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
Microsoft Windows
O tradicional Windows tem seu início quando a Microsoft (fundada pelo Bill Gates e Paul Allen) começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface ( Posteriormente denominado Microsoft Windows) em setembro de 1981. Com isso Tornou-se possível a utilização do mouse em um ambiente de telas gráficas chamadas janelas. Com a evolução do sistema operacional Windows, forma criadas várias versões, algumas voltadas para o usuário doméstico profissional, outras para o uso profissional (Servidores).
A palavra windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP,possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.
O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês ("windows" é equivalente a "window", que significa janela, porém no plural).
Vantagens:
Popularidade, cerca de 95% dos computadores de todo o mundo utilizam o Windows
Nível técnico de operação acessível a utilizadores com pouca preparação técnica
Maior compatibilidade de programas e aplicações
Grande número de programas disponíveis no mercado
Fácil Instalação
Desvantagens:
Custo relativamente elevado de aquisição
Mais vulnerável a contrair vírus
Falta de estabilidade, de vez em quando por menor que seja o procedimento que você estiver operando, ele trava, e é preciso usar o ctrl+alt+Del, para reinicia-lo
Linux
Em 1991, o estudante de ciência da computação finlandês Linus Torvalds, por hobby, decidi desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix que era uma versão do Unix criado originalmente para uso educacional . Para divulgar sua idéia, ele enviou uma mensagem a um grupo pela Usenet (uma espécie de antecessor da Internet). No mesmo ano, ele disponibilizou a versão do kernel (núcleo dos sistemas operacionais) 0.02 e continuou trabalhando até que em 1994 disponibilizou a versão 1.0.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e a Canonical.
Vantagens:
Baixo custo, o linux é baseado em software livre, por isso as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviço adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamentos e etc.
Segurança, qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do "usuário root", que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário.
O Linux é estável, praticamente não trava, trabalha
...