O Cabeamento Estruturado
Por: Guilherme Abel • 27/11/2019 • Trabalho acadêmico • 614 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
Lista 1
1. O que é um cabo de par trançado ? Como podemos classificá-los quanto a sensibilidade a interferências eletromagnéticas?
Um cabo de par trançado é composto por quatro pares de filamentos de cobre trançados de tal forma a serem relativamente resistentes a interferências externas, porém em ambientes muito hostis é possível optar por cabos blindados ou até mesmo fazer o uso de fibra óptica.
2. Considere um cabo de par trançado. Explique porque os pares são trançados, e quais as consequências geradas ao destrançar os pares deste cabo.
Os pares são trançados de modo a promover a transmissão balanceada, onde uma tensão de mesma amplitude e fase oposta é aplicada a ambos os condutores de um par, fazendo com que os campos elétrico e magnético dos filamentos se cancele, garantindo níveis mínimos de interferência dentro do cabo. Caso seja destrançado, essa característica é perdida, e os filamentos tornam-se altamente vulneráveis a ambas interferências externas e internas.
3. Quais os padrões de distribuição dos fios em um conector RJ45 usado em cabos de par trançado? Algum destes padrões apresenta vantagem(ns) sobre o(s) outro(s) ?
Existem os tipos T-568A e T-568B, ambos servem para a comunicação de dados e a única diferença entre eles é que o tipo B possui os cabos verdes e laranjas invertidos em relação ao A.
4. Quantos pares são utilizados para transmissão de dados e quais as velocidades admitidas, nas seguintes categorias: 5, 5E e 6.
Nas categorias 5 e 5E são utilizados dois pares do cabo - com velocidades entre100 Mbit até 1 Gbit, enquanto na categoria 6 todos os pares são aproveitados, oferecendo taxas de até 1,2 Gbit.
5. Visualmente, como podemos diferenciar um cabo cat 5, cat 5e, e cat6 ?
Os cabos cat5 e cat5e são idênticos, porém no cabo de cat6 e cat6a pode-se observar no conector RJ-45 macho que a disposição dos pares é feita de forma diferenciada, com 4 dos filamentos posicionados acima dos demais, de forma alternada.
6. O que explica o sucesso do cabo de par trançado, como meio físico utilizado em redes locais (LANS) em relação a outras tecnologias ?
Os cabos de par trançado oferecerem taxas de transmissão maiores em comparação a cabos coaxiais, têm uma instalação mais prática, são mais resistentes a interferências e também podem ser utilizados na telefonia, além de possuírem conectores retrocompatíveis.
7. Por que, no momento da conectorização, efetuamos a abertura de um dos pares do cabo de par trançado ?
O par 2 é aberto para que seja mantida a retrocompatibilidade com os cabos de telefonia, permitindo assim que os cabos de dois pares funcionem em keystones de quatro pares sem nenhum problema.
8. As fibras ópticas, quanto ao aspecto de propagação da luz, podem ser classificadas como fibras multimodo ou monomodo. Caracterize cada uma delas, indicando qual possui desempenho superior.
A fibra multimodo opera com base na transmissão de vários feixes de luz em diferentes comprimentos de onda, e, em decorrência disso, possui um núcleo mais espessos. Também sofre com problemas de dispersão temporal e assim cobre distâncias
...