O Cabeamento Gaiola de Faraday
Por: juliana.massoni • 31/8/2020 • Relatório de pesquisa • 967 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BAURU
TRABALHO FINAL
Gaiola de Faraday: pesquisar o que é, e como funciona em um edifício ou prédio de uma empresa.
Trabalho da disciplina
Cabeamento Estruturado
BAURU – 2017
GAIOLA DE FARADAY
O que é?
A Gaiola de Faraday foi um dos experimentos do cientista Britânico Michael Faraday, e foi apresentado no ano de 1836 com o intuito de demonstrar que uma superfície condutora eletrizada, tem em seu interior um campo elétrico nulo, pois as cargas se distribuem na parte externa da superfície condutora de forma homogênea.
O experimento de Michael Faraday foi construído com madeira sobre pés isolantes e revestida por uma chapa fina de metal na parte exterior da Gaiola, e após colocar vários itens em seu interior, tais como, eletroscópios e velas, que causaram intensas faíscas em sua superfície, o cientista percebeu que os itens colocados dentro da gaiola não sofriam nenhuma influência devido ao excesso de cargas. Após esta percepção, Faraday, colocou uma cadeira de madeira dentro da Gaiola e lá se sentou, dando mais uma descarga elétrica, demonstrando assim, pela primeira vez, o efeito de uma blindagem eletrostática, provando que um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica, pois os elétrons se distribuem em sua parte exterior da superfície.
Devido ao experimento de Michael Faraday, a blindagem eletrostática também ficou conhecida por gaiola de Faraday e esse efeito é muito utilizado em nosso dia a dia. Como exemplos, podemos citar os carros e aviões, que atuam como gaiolas de Faraday, nos protegendo caso sejamos atingidos por uma descarga elétrica, contrariando o pensamento popular de que os pneus do carro é que fazem essa proteção.
Para realizar um teste na prática, podemos construir uma Gaiola de Faraday com materiais mais atuais e que proporcionam o mesmo efeito de blindagem eletrostática, utilizando uma tela metálica no formato de uma gaiola, cilíndrica ou quadrada Em seguida, podemos prender bolinhas de isopor por uma linha na parte exterior e interior da gaiola. E por fim, conectá-la a um gerador, por exemplo, o Gerador de Van de Graaf, ou à Máquina de Winshurst e observar o efeito da blindagem eletrostática gerada no experimento.
Como funciona em um edifício ou prédio de uma empresa:
Construções também são feitas utilizando blindagem eletrostática, a fim de proteger equipamentos eletrônicos e a Gaiola de Faraday é considerada um dos métodos com maior nível de proteção contra descargas atmosféricas.
Na construção de um edifício ou prédio de uma empresa, o emprego da proteção com a Gaiola de Faraday é formado basicamente com a instalação de um sistema formado por condutores horizontais para captar a energia elétrica. Esses condutores são interligados formando uma malha condutora, que quanto mais próximos ou distantes estiverem os condutores, maior ou menor será a proteção, visto que, quanto mais a malha for fechada, mais forte será a proteção por ela fornecida.
Existe um sistema chamado LSF (Light Steel Framing) que é similar ao sistema da Gaiola de Faraday e que também é amplamente utilizado em construções de edifícios. Este sistema utiliza uma estrutura leve com aço galvanizado, que é banhado e coberto com uma camada de Zinco para proteger o aço de corrosões.
O LSF usa centenas de perfis metálicos e por este motivo, levanta desconfiança relacionada a segurança da estrutura, visto que, por ser metálica, pode atrair relâmpagos e descargas atmosféricas. Esta desconfiança, pode ser eliminada, observando o fato de que durante uma trovoada, os raios são atraídos preferencialmente por pontas metálicas isoladas, visto que os metais oferecem menos resistência à passagem da corrente eléctrica, ou seja, são melhores condutores do que outros materiais. No entanto, a estrutura LSF não está exposta ao ambiente, assim, não constitui imediatamente um caminho fácil. O sistema da Gaiola de Faraday, também apresenta esta desconfiança, pois todos os elementos estruturais são metálicos. Porém, não há perigo, desde que seja realizada de forma correta a ligação à terra, tal como é previsto na legislação.
...