O DIAGRAMAS DA UML
Por: Vanessa de Paula • 10/8/2021 • Trabalho acadêmico • 962 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
O trabalho tem por objetivo, de forma superficial, explanar cada diagrama que compõe a linguagem UML em sua versão 2.5, indicando e justificando onde cada diagrama é melhor aplicado, considerando as quatro fases: Levantamento, projeto, implementação e implantação.
É importante frisar que não existe consenso sobre o uso exato ou correto do momento especifico para ser construído cada diagrama e sim sua aplicação de acordo com cada cenário, projeto ou equipe. Salientamos que o uso da UML tem como objetivo principal, servir como ferramenta de comunicação e interação entre as fases e os interessados (clientes e desenvolvedores), sem omissões ou inserções de recursos não previstos.
De acordo com o ebook, Análise e projetos de sistemas de informação I - página 23, disponibilizado pela instituição, podemos previamente dizer que a maioria dos diagramas fazem parte da fase de projeto, mesmo estando cientes de que a classificação dos diagramas não estão relacionados as fases de desenvolvimento de um sistema em construção.
DIAGRAMAS ESTRUTURAIS
Os diagramas estruturais são todos aqueles utilizados para visualizar, especificar, construir e especificar, de forma abstrata, os comportamentos estáticos de um sistema.
1.1 DIAGRAMA DE CLASSE
Utilizado para representação do relacionamento entre as classes de negócio do sistema e de interface. O diagrama de classe pode ser criado em paralelo junto com os diagramas de interação na fase de projeto onde se devem especificar as classes de software e as interfaces de aplicação.
1.2 DIAGRAMA DE OBJETO
Utilizado para representação do relacionamento de uma instância de uma classe nos modelos, semelhantes aos diagramas de classe, porém mostrando instâncias específicas dessas classes e os links entre essas instâncias em momentos específicos. Indicado para uso na fase de projetos para testar a precisão e a integridade do diagrama de classes.
1.3 DIAGRAMA DE PACOTES
Utilizado para descrever os pacotes ou partes do sistema em grupos, mostrando as dependências entre eles. Podendo ser utilizado em qualquer fase, o diagrama de pacotes, tem como função principal ilustrar a arquitetura do sistema através do agrupamento das classes existentes.
1.4 DIAGRAMA DE COMPONENTES
Direcionado a realizar a modelagem da arquitetura do software, proporcionando também a visualização dos componentes físicos, interfaces e suas dependências. Por esse diagrama permitir características como modelar os dados
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de código fonte, auxiliar no processo de engenharia reversa e facilita a reutilização de cada modulo, podemos aplica-lo às fases de projeto e implementação.
1.5 DIAGRAMA DE IMPLANTAÇÃO / INSTALAÇÃO
Focado na descrição dos componentes de hardware e software e seu relacionamento com outros elementos de suporte de processamento, esse diagrama deve ser utilizado na fase de projeto para ser dimensionado de acordo com o sistema, evitando assim impactos de desempenho sobre o sistema, e na fase de implantação, dando continuidade ao requisito.
1.6 DIAGRAMA DE ESTRUTURA COMPOSTA
Bastante semelhante ao diagrama de classes, o diagrama de estrutura composta descreve a colaboração interna de classes, interfaces ou componentes para especificar uma funcionalidade através do tempo, diferente do diagrama de classe que é estático. Por mostrar a estrutura interna de uma classe e referencias que indicam outras partes do sistema, as fases de projeto e implementação são as mais indicadas.
1.7 DIAGRAMA DE PERFIL
Tem por objetivo padronizar os estereótipos ou metamodelos, com representação de valores ou restrições, possibilitando novas definições de elementos. Por permitir estender os diagramas existentes com possibilidade de inclusão de estruturas personalizadas, esse diagrama se adequa as fases de projeto e implantação.
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2 DIAGRAMAS COMPORTAMENTAIS
Os diagramas comportamentais, também chamados de dinâmicos, são todos aqueles que registram de alguma forma alterações de comportamento através do tempo, nos componentes
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