O Levantamento de Requisitos
Por: Leticia Bala • 30/11/2018 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
Levantamento de Requisitos
- Requisito é a descrição de algo que o sistema é capaz de fazer.
- Os requisitos são definidos na parte de concepção do projeto.
- A compreensão dos requisitos é fundamental para o desenvolvimento bem sucedido do projeto.
- O desenvolvedor deve questionar cada detalhe do negócio, a fim de compreender a real necessidade do usuário.
- É útil para identificar a necessidade do usuário, ver se é viável implementar as necessidades, distribuir as funções do desenvolvimento entre as pessoas envolvidas.
- Criar um modelo do sistema, que será utilizado nas outras fases do processo.
Domínio da aplicação: É utilizado para denotar e agrupar um conjunto de sistemas, ou de áreas funcionais. Conjunto de características que determina os problemas que determinada aplicação pretende solucionar. O domínio é incorporado de forma a orientar o levantamento de requisitos.
Arquitetura de Software: Descreve a estrutura bruta (organizacional) do sistema. Definição dos componentes, suas prioridades externas e seus relacionamentos com outros softwares. Dividida em visões: Lógica, Física, de Processo, de Casos de uso, de Dados e de Desenvolvimento.
Arquitetura MVC (Model – View – Controller)
- Model: Define a semântica da aplicação e seu comportamento.
- View: Apresentação visual da aplicação.
- Controller: Gerencia a interação dos usuários com modelos e visões de aplicação.
SOA: As funcionalidades implementadas devem ser liberadas na forma de serviço. Os serviços são conectados através de um barramento de serviços.
Técnicas para levantamento de dados: É tão importante que pode colaborar ou comprometer o desenvolvimento do projeto, dependendo do projeto essas técnicas podem ser aplicadas de forma isolada ou em conjunto.
- Entrevista: Forma de comunicação de no mínimo 2 pessoas, com o objetivo de obter informações. Recomenda-se entrevistar apenas 1 pessoa por vez. O entrevistado não é seu amigo, Evite induzir as respostas, anote tudo o que puder, deixe o cliente a vontade.
- Revisão de Documentação: utiliza várias fontes de informações, como por exemplo, manuais de procedimentos, documentação, manuais de projeto, relatórios e diagramas. Normalmente é utilizada com outras técnicas de levantamento de dados.
- Brainstorm: Significa tempestade de ideias, explora as ideias de um grupo, a fim de achar uma melhor solução para determinado problema, todas as ideias são aceitas.
- Questionário: Perguntar organizadas para levantar dados.
- Análise de observação: Observar os usuários em seu ambiente de trabalho, pode ser usado para confirmar os dados de um entrevista, o analista não deve interferir nas atividades do usuário.
- Jad: Sessões de dinâmica de grupo definem pontos de vistas dos usuários sobre o sistema, incluindo os objetivos e aplicações. Tem uma abordagem mais estruturada e organizada.
Classificação dos requisitos:
- Requisitos funcionais: Especifica ações que um sistema deve executar. Sem levas em consideração restrições físicas. Devem descrever detalhadamente os serviços do sistema.
- Requisitos não-funcionais: descrevem qualidades do sistema (Como ele é). Definem as propriedades e restrições, são mais críticos que os requisitos funcionais.
Tipos de requisitos:
- Requisitos de usuário: Linguagem natural com diagramas, escrito para os clientes.
- Requisitos do sistema: Documento descrevendo as funções detalhadas do sistema, serviços e restrições.
Documentos de Requisitos:
- Declaração oficial do que é demandado do desenvolvedor. Deve conter a definição dos requisitos do usuário e especificação dos requisitos do sistema. Não é um documento de projeto, deve definir o que o sistema deve fazer,
Requisitos e métodos ágeis: Métodos ágeis utilizam dos requisitos incrementais, e expressam esses requisitos como “historias de clientes”
...