O Modelo Relacional
Por: Gabriel Colman • 20/6/2021 • Projeto de pesquisa • 566 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
Aula de Revisão de Banco de Dados.
Dados: Fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito. Ex: Nome, telefone, email.
Banco de dados: Coleção de relacionados: Representa algum aspecto do mundo real. É uma coleção de dados logicamente coerente que possui algum significado inerente. É projetado, construído e instanciado para uma aplicação específica.
Sistemas gerenciador de banco de dados (SGBD): Coleção de programas. Permite aos usuários criar e manter um banco de dados.
Definir um banco de dados: Especificar os tipos, estruturais e restrições dos dados a serem armazenados.
Metadados: Definição ou informação descritiva de banco de dados. Armazenamento pela SGBD na forma de catálogo ou dicionário.
Pessoas envolvidas – DBA, AD, analistas de sistemas, programadores, etc.
Descrição de banco de dados – Esquema: Esquema de banco de dados – descreve a estrutura de banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados.
Estado de banco de dados – Instancia
Linguagens – DML/DDL
O que é linguagem? Linguagem é todo e qualquer sistemas de signos (sinais) que serve de meio de comunicação.
O que é linguagem de banco de dados? É a forma de comunicação com SGBD.
Arquitetura interna: organiza os componentes implementados para possibilitar o funcionamento do SGDB em seu papel de gerenciador dos dados persistidos no banco de dados. Arquitetura em termos de organização do ambiente no qual SGBD está instalado e funcionando.
Classificação referente a características sobre o tipo de dados que gerencia, ou o modelo seguido por ele organização dos dados entre outros.
Linguagem de definição de dados (DDL- Data definition language)
Usada pela DBA e pelo projetista de banco de dados para define os dois esquemas (interno/físico) e (conceitual/logico). Utilizada quando SGDB não mantem separações entre níveis. Ex: Create Table aluno (matricula (10,2), nome VARCHAR (50), endereço VARCHAR(50), data_nascimento Date).
Linguagem de manipulação de dados (DML – Data Manipulation Language)
Incluem recuperação, inserção, exclusão e modificação dos dados. EX: Select * From aluno Where nome = “Joao”.
Fases de um projeto de Banco de Dados
Existem várias propostas para apresentar um modelo de dados, Portanto classifica-los de acordo com os conceitos usados para descrever a estrutura do banco de dados.
Modelo conceituais ou alto nível
Descrevem a estrutura de um banco de dados de acordo com a percepção dos usuários independentemente de aspecto de implementação
Modelos representativos (lógicos)
Descrevem a estrutura de banco de dados de forma como será manipulado pelo SGBD mais dependentes de aspectos de implementação
Modelos físicos ou baixo nível
Descrevem a estrutura de um banco de dados de forma como os dados são fisicamente armazenados totalmente dependente de aspectos de implementação (registros, blocos, índices etc.).
Modelo ER – Entidade
Exemplo de entidade- bando de dados empresa
A empresa é organizada em departamentos. Cada departamento tem um nome exclusivo, um número exclusivo e em funcionário em particular que o gerencia. Um departamento pode ter vários locais. Um departamento controla uma série de projetos, cada um deles com um nome exclusivo, um número exclusivo e em local exclusivo.
...