O TERMINAL DE COMPUTADORES PARA PARQUES URBANOS
Por: Luciano Mendes • 3/6/2019 • Dissertação • 2.743 Palavras (11 Páginas) • 273 Visualizações
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
TERMINAL DE COMPUTADORES PARA PARQUES URBANOS
Luciano Mendes dos Santos
RA: 1900926
Redes de Computadores
1º Semestre
Osasco, 2019
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
LUCIANO MENDES DOS SANTOS
TERMINAL DE COMPUTADORES PARA PARQUES URBANOS
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente em Redes de Computadores apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. Antônio Palmeira
Coorientador: Prof. Edson Souza
Osasco, 2019
FICHA CATALOGRÁFICA
[pic 1]
RESUMO
Nesse documento iremos falar sobre os parques urbanos brasileiros e como são importantes para a qualidade de vida nas grandes cidades pelo país, com foco em como essa experiência pode ser aprimorada com a implantação de um sistema de computadores, que visa a ampliação da interação entre esses espaços e seus usuários. Trataremos sobre as características desses espaços públicos voltados ao lazer nas mais diversas cidades brasileiras, explorando sua importância para a população e suas mais diversas características. Serão apresentadas informações sobre o funcionamento do sistema operacional, a distribuição em locais estratégicos dentro dos parques, visando que os usuários tenham acesso a informações do local mesmo não estando próximos a um terminal de autoatendimento. Veremos informações sobre como esse sistema foi desenvolvido para ser sustentável, visando à economia de energia e a preservação do ambiente.
Palavra-chave: Parques urbanos, terminal de autoatendimento, sistema operacionais, sustentabilidade.
ABSTRACT
In this document we will discuss about brazilian urban parks and how important they are to a quality life in the big cities around the country, focusing on how this experience can be improved with the deployment of a local computer network, which aims the enlargement of interactions between these places and the their goers. We will also discuss particulars about these public places, exploring their importance to population and their lives. It will be shown informations about how the computer network's operating system works, the strategic distribution of self-service terminals and a feature the allows people to acess informations about the place when they're away from a self-service terminal. We will also discuss about how this computer network was developed to be sustainable, aiming energy saving and preservation of the environment.
Keywords: urban parks, self-service terminals, operational system, sustainability.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 11
2. DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGICA 12
3. OS PARQUES URBANOS NO BRASIL 14
4. SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO 19
5. SISTEMA SIMPLIFICADO 20
6. CONCLUSÃO 22
7. REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
Os parques com áreas verdes são opções de lazer importantes para a população que vive em áreas urbanas, pois trazem uma qualidade de vida que somente o contato com a natureza pode proporcionar, em especial para aqueles que passam horas no trânsito e no trabalho. Os benefícios são conhecidos por todos, e vão desde a melhora do condicionamento físico devido aos espaços para realização de atividades físicas e lazer, como psicológicos, devido à redução do estresse ocasionado no dia a dia.
Os frequentadores desses parques, em sua grande maioria costumam fazer caminhadas, passar o tempo com amigos e família, fazer uma refeição rápida, dentre outras atividades básicas, porém muitos desses parques oferecem outras atividades para seus frequentadores; Muitas dessas atividades são gratuitas e incluem shows, exposições, eventos esportivos, etc., e muitas dessas atividades não chegam a ser divulgadas como devem e acabam passando despercebidas pela maioria.
O desenvolvimento de um canal de comunicação melhor estruturado entre os usuários e a administração desses parques beneficiaria a todos, em especial, os usuários. Através desse canal, o publico em geral teria acesso a informações detalhadas de eventos e diversas informações sobre o local, como mapas e sugestões de atividades. Com uma função de autoatendimento, disponibilizada por esse sistema, os usuários poderiam localizar um determinado local dentro do parque com facilidade e até mesmo realizar um cadastro para ser notificado de eventos e atividades futuras que ocorrerão no local, além de poder enviar sugestões de melhorias, fazer críticas e elogios, a fim de aprimorar o convívio no local.
DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGICA
Com um sistema de autoatendimento, estamos poupando tempo e deixando as pessoas mais satisfeitas. Uma das vantagens dos terminais de autoatendimento é que eles possibilitam atendimento contínuo aos usuários e dá suporte a um maior número de pessoas em menor tempo. O desenvolvimento de um canal de comunicação com essas características dentro de um parque urbano proporcionaria aos frequentadores do local, inúmeros benefícios e uma maior interação com o espaço.
Esse canal de atendimento seria distribuído em pontos estratégicos dentro do parque, a fim de facilitar o acesso a informações sobre eventos atuais e futuros que ocorrerão no local, facilitando também a localização de um determinado local dentro do parque.
...