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O desenvolvimento de um software para aprimorar o corte das bobinas

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Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  598 Visualizações

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INTRODUÇÃO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas.

Um dos objetivos do Engenheiro na indústria de papel e celulose é desenvolver soluções tecnológicas de software que aperfeiçoem seus processos industriais. Para isso, convidamos você e sua equipe a participarem de um projeto de informatização de uma indústria de papel e celulose, cabendo a vocês a responsabilidade pelo módulo de otimização de corte de bobinas de papel. Esta solução de software deve maximizar a utilização da Bobina Jumbo reduzindo a perda por Refugo Comercial (parte da bobina que não é utilizada para comercialização. As perdas na indústria de papel representam cerca de 2,5% de seus custos de produção e por isso é maior alvo quando se trata de redução de custos no processo de fabricação.

Nosso objetivo é elaborar um software para aprimorar o corte das bobinas, considerando que as larguras das bobinas podem variar, bem como a quantidade solicitada pelos clientes. Esta atividade requer relatórios que deverão ser entregues à medida que as etapas forem concluídas.

PASSO 2

Representação de Strings em Linguagem C

Um dos tipos de arranjos que mais ocorre em C é o arranjo de caracteres, ou string. C não suporta um tipo básico string; ao invés, há uma convenção para tratamento de arranjos de caracteres que permite o uso de diversas funções de manipulação de strings na linguagem.

Por convenção, C considera como uma string uma sequência de caracteres armazenada sob a forma de um arranjo de tipo char cujo último elemento é o caráter NUL, tipicamente representado na forma de caráter, '\0', ou simplesmente pelo seu valor, 0. Por exemplo, um string poderia ser declarado e inicializado como em char exemplo[4] = {'a','b','c','\0'};

É responsabilidade do programador garantir que o arranjo para a string apontado por s tenha espaço suficiente para armazenar o resultado.

Manipulação de Strings: Funções nativas da Linguagem C

Como as strings em C++ têm tamanho variável, existem uma série de funções que podem ser utilizadas para controlar e manipular essa propriedade. Por tamanho variável, deve-se entender que uma string reserva uma certa quantidade de memória (sua capacidade), mas não necessariamente utiliza toda essa memória. Caso a string cresca mais do que a sua capacidade, então mais memória é reservada e assim por diante. A seguir apresenta-se as principais funções:

• size(): retorna o tamanho corrente da string;

• capacity(): retorna a capacidade corrente da string, ou seja, quantos elementos ela poderá conter antes de necessitar mais memória;

• max_size(): retorna o tamanho máximo possível em uma string, geralmente dependente da máquina e do compilador.

Definição de Estruturas

Estruturas de dados é o nome dado a organização de dados e algoritmos de forma coerente e racional de modo a otimizar o seu uso. De acordo com o modo como um conjunto de dados são organizados e como as operações que são efetuadas sobre estes dados pode-se solucionar de forma simples problemas extremamente complexos.

Existem diversos modelos de estruturas de dados, e novos modelos são criados constantemente pois acompanham também a evolução dos algoritmos e das linguagens de programação. Neste curso iremos abordar as estruturas clássicas, as quais podem ser utilizadas com sucesso na maioria dos casos, como por exemplo, pilhas, vetores e listas.

Construção e Implementação de Estruturas em Linguagem C

Como a linguagem C é regularmente usada em programação de baixo-nível de sistemas, há casos em que é necessário tratar um número inteiro como sendo um ponteiro, um número de ponto flutuante como sendo um número inteiro ou um tipo de ponteiro como sendo outro. Para estes casos, a linguagem C fornece a capacidade de "moldagem" (também denominado "conversão de tipo" ou casting), uma operação que, caso seja possível, força a conversão de um objecto de um tipo para outro. Apesar de ser por vezes necessário, o uso de conversões de tipo sacrifica alguma segurança oferecida pelo sistema de tipos.

Int

O tipo de dado int (inteiro) serve para armazenar valores numéricos inteiros. Existem vários tipos de inteiros, cada um de um tamanho

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