TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um enlace óptico?

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O que é um enlace óptico?

Enlace óptico é uma conexão entre duas ou mais fibras ópticas que pode ser feita por meio de emendas permanente ou de conectores com intuito de transmissão de dados por meio de luz.

  1. Para que serve a conversão E/O/E?

A conversão E/O/E serve para fazer as transformações das informações (mensagens) eletrônico-óptico-eletrônico

  1. Faça uma comparação demonstrando as vantagens e desvantagens do cabo de fibra óptica em relação ao cabo metálico.

Fibra óptica, vantagens : Banda passante teoricamente enorme, atenuação basicamente muito baixa, imunidade a interferências eletromagnéticas e ruídos, isolamento térmico, capacidade, segurança, baixo custo potencial, possibilidade de ampliação de banda sem modificação da infraestrutura. Desvantagens:  Fragilidades das fibras ópticas ainda não encapsuladas; dificuldade para conexão, dificuldades para conexão, dificuldades para ramificações,impossibilidade de alimentação remota,

Vantagens

  • Menor custo por comprimento de cabo 

São mais baratos em comparação aos outros tipos de cabo (coaxial e fibra ótica). Os fatores que podem interferir no custo dos fios são: a bitola (espessura) do condutor (quanto maior, menor a resistência e portanto menor a atenuação), o material de fabricação (alumínio - mais caro) e o seu processo de fabricação.

  • Conectividade simples e de baixo custo 

Sistemas que utilizam o par trançado são tanto de fácil instalação quanto de manutenção. Os conectores utilizados são, em sua grande maioria, de baixo custo. Já são bastante conhecidos no mercado os conectores padrão RJ-11 e RJ-45, respectivamente com 4 e 8 contatos por elemento.

  • Diâmetro reduzido do fio 

Devido as suas características, os condutores ocupam pouco espaço físico nos dutos otimizando o seu aproveitamento e simplificando a especificação de projetos (de telefonia e de Redes).

6. Desvantagens

  1. Baixa imunidade a ruídos 
  2. Limitações quanto à distância máxima empregada 

Isto se deve as características físicas e de construção do condutor, como por exemplo: a bitola dos fios, o número de voltas por metro (trançado dos cabos) e qualidade dos condutores.

  1. Represente graficamente uma onda mostrando o que é amplitude, ciclo, frequência e comprimento de onda.

[pic 1]

  1. Qual a vantagem do Laser em relação ao LED?

[pic 2][pic 3]

  1. O que é Índice de refração?

Índice de refração é uma relação entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz em um determinado meio

  1. O que é abertura numérica e cone de aceitação?

Abertura Numérica é o ângulo formado entre um eixo imaginário E, localizado no centro de uma Fibra Óptica, e um raio de luz incidente, de tal forma que este consiga sofrer a primeira reflexão, necessária para a luz se propagar ao longo da Fibra. E  cone de aceitação é uma abertura  numérica de uma fibra ópitca, capaz de traduzir   a capacidade desta fibra em captar luz.

 

  1. Qual a diferença entre fibra monomodo e multimodo?

A fibra monomodo libera apenas um feixe de luz, resultando em uma transmissão de dados mais precisa. Já a fibra multimodo libera vários feixes fazendo com que suas informações cheguem até o receptor de forma não tão fácil de ser interpretada.

  1. Quais as vantagens e desvantagens da fibra monomodo?

Vantagens:

  • Distâncias maiores e ilimitadas, quando comparadas as Fibras Ópticas Multimodo.
  • Taxas de Transmissão muito mais altas (superiores a 160 Gbit/s) quando comparadas as Fibras Ópticas Multimodo.

Desvantagens

  • Devido as dimensões do Núcleo da Fibra Óptica Monomodo serem extremamente reduzidas, isto torna difícil o alinhamento, que é o caso de emendas, conectores, etc.
  • Alto custo, quando comparado á outros tipos de Fibra, não só da Fibra em si, mas também dos materiais agregados, como conectores, componentes eletrônicos e, outros.

  1. Quais são os fatores que contribuem para as perdas na fibra? Explique-os:
  • Espalhamento: É quando ocorre uma ruptura na transmissão dos dados e os mesmos chegam ao receptor com uma grande dificuldade de serem decifrados.
  • Absorção: É quando ocorre uma “quebra “na transmissão dos dados  e quando o mesmo se recupera já perdeu muito a sua velocidade na transmissão de dados
  • Micro and Macro curvaturas: è quando ocorre à perda de luz devido a fibra não poder corre de forma reta.

  1. Conceitue dispersão modal e dispersão cromática.

Dispersão modal acontece devido ao confinamento da luz num guia. Os diferentes modos de propagação têm diferentes caminhos óticos, levando a diferentes atrasos do sinal na fibra multimodo. Já dispersão cromática- é o atraso diferencial que as várias componentes espectrais do pulso ou do sinal propagante experimentam.

  1. Qual a função da fibra DCF?

A função da fibra DCF  é de compensação da dispersão da fibra sem a necessidade de repetidores, devido a utilização das elevadas potencias de transmissão motivado pelas altas perdas das fibras compensadoras de dispersão (DCF) o que resulta na geração de efeitos não lineares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com