OS ELEMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO
Por: Vinicius Borges • 23/4/2018 • Trabalho acadêmico • 11.718 Palavras (47 Páginas) • 312 Visualizações
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
CAROLINA SANCHES RA: D049JI5 – CC3Q THIPHANY DE PAULA MAXIMO RA: D026HJ9 – CC3P
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – JAVA ORIENTADO AO OBJETO
CAROLINA SANCHES RA: D049JI5 – CC1Q THIPHANY DE PAULA MAXIMO RA: D026HJ9 – CC1P
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – JAVA ORIENTADO AO OBJETO
Atividade Pratica Supervisionada, apresentada a Universidade Paulista, com um dos pré- requisitos para a obtenção da conclusão do semestre em Ciência da Computação, Sob a orientação do professor Marcelo Castro.
SUMÁRIO
OBJETIVO 5
INTRODUÇÃO 6
ELEMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO 8
Elementos 8
Classes 8
Métodos 10
Herança 11
Encapsulamento 11
Polimorfismo 11
Abstração 12
Interface 12
Coesão e acoplamento 12
MODELAGEM E RELACIONAMENTO 13
Associações 13
Associações Normais 13
Duas classes se relacionando por associação normal 14
Associação Recursiva 14
Associação Ternária 14
Exemplo de uma associação ternária 15
Agregação 15
Generalizações 15
Generalização Normal 15
Exemplo de uma generalização normal 16
Generalização Restrita 16
DISSERTAÇÃO 17
Interdisciplinaridade 21
Organização do grupo 22
TEMA ESCOLHIDO PARA DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA 24
Coleta Seletiva 24
Reciclagem 24
Como surgiu a reciclagem 25
Lixo Comum Papel 26
Plástico 26
Vidro 27
Metal 28
Sustentabilidade 29
PROJETO DE ESTRUTURA DO PROGRAMA 30
RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DAS PÁGINAS DO PROGRAMA 33
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA EM FUNCIONAMENTO EM UM COMPUTADOR 75
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 78
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo relatar as etapas de criação de um programa em base de Orientação ao objeto na linguagem Java, com o tema Reciclagem, onde o grupo incluí uma quantidade significativa de informação sobre o tema abordado, assim como os métodos utilizados para o desenvolvimento do programa.
INTRODUÇÃO
Java é uma linguagem de programação interpreta orientada a objeto, desenvolvida na década de 1990 por uma equipe de programadores liderada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems, esta linguagem foi desenvolvida para solucionar problemas frequentes da época como por exemplo gerenciamento de memória, organização, ponteiros, falta de bibliotecas, custos financeiros, e alteração de código quando surgisse mudanças no sistema operacional. Diferentes de linguagens convencionais, o Java é copilado por um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual (JVM – Java Virtual Machine).
Devido ao desenvolvimento de software ser considerado extremamente amplo, existem diversas linguagens de programação, que seguem diferentes paradigmas, sendo que um desses paradigmas é a Orientação a Objetos, também considerado o mais difundido entre todos, pois isso acontece porque se trata de um padrão que tem evoluído constantemente, principalmente em questões voltadas para segurança e reaproveitamento de código, o que é muito importante no desenvolvimento de qualquer aplicação moderna, podendo assim economizar tempo do programador. A Programação Orientada a Objetos (POO) diz respeito a um padrão de desenvolvimento que é seguido por muitas linguagens, como por exemplo a linguagem Java, sendo que a POO diversas vantagens em sua utilização, que também serão vistas e explicadas.
A programação orientada a objetos traz a ideia de uma representação de cada elemento em termos de um objeto, ou classe. Esse tipo de representação procura aproximar o sistema que está sendo criado ao que é observado no mundo real, e um objeto contém características e ações, assim como vemos na realidade. Esse tipo de representação traz algumas vantagens importantes para os desenvolvedores e também para o usuário da aplicação, sendo elas a: reutilização de código, onde se torna um dos principais requisitos para o desenvolvimento de software atual, pois devido à grande complexidade dos sistemas atuais, sem a reutilização o tempo de programação e desenvolvimento se tornariam cada vez maiores, além de diminuir o tempo de desenvolvimento a reutilização também permite a diminuição na quantidade de linha de comando. Além dessa vantagem a linguagem orientada ao objeto traz consigo algo muito aproximado da vida real, facilitando assim o entendimento da mesma, ou seja, se uma equipe desenvolve um projeto juntos, com a orientação ao objeto o entendimento e independência individual se torna algo relativamente mais fácil. Outra vantagem
importante é na criação de biblioteca, já que o POO traz consigo uma biblioteca de classes que torna a apresentação e compreensão mais claras e facilita a reutilização. Porém a linguagem orientada ao objeto possui uma grande desvantagem quando comparada a linguagem estruturada, pois a execução de uma aplicação orientada ao objeto se torna mais lenta, devido a complexidade do modelo, criando assim muitos desvios quando comparados a linguagem C, por exemplo. Mas mediante as grandes vantagens a linguagem orientada ao objeto se torna a mais recomendada em termos de desenvolvimento moderno.
...