TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Caroline Ribeiro Caetano

Curso: Ciência da Computação

Turma: 821 - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES 2016/1

Questão 1:

TCP - Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão). Conjunto de regras para garantir o tráfego das informações. É a forma como os dados são enviados e trafegam pela internet.

CSMA/CD - Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection (Acesso Múltiplo com Detecção de Portadora e Detecção de Colisão)  é o sistema de gerenciamento de tráfego que garante o funcionamento das redes Ethernet. Para evitar colisões de pacotes que acorrem sempre que duas ou mais estações tentam transmitir dados ao mesmo tempo, a estação "escuta" o cabo, antes de transmitir o pacote, para verificar se outra estação já está transmitindo. Caso o cabo esteja ocupado ela espera, caso esteja livre ela transmite.

VoIP - Voice over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo de Internet) é uma tecnologia que permite transformar sinais de áudio em dados digitais que podem, e são, transmitidos pela internet ou outro modo de rede de computadores que seja baseada em IP (Protocolo de Internet). 

ISP - Internet Service Provider  (Provedor de serviço internet)  é uma empresa que oferece principalmente serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail", "hospedagem de sites" ou blogs, entre outros.

SMTP - Simple Mail Transfer Protocol (Protocolo Simples de Transferência de Correio) É um padrão internacional utilizado para transfência de correspondências eletrônicas  entre computadores. É um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados sendo, depois, a mensagem transferida.

STP - Spanning Tree Protocol. É um protocolo para equipamento de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações. O algoritmo de Spanning Tree determina qual é o caminho mais eficiente entre cada segmento separado por bridges ou switches. Caso ocorra um problema nesse caminho, o algoritmo irá recalcular, entre os existentes, o novo caminho mais eficiente, habilitando-o automaticamente.O nome deriva do algoritmo spanning tree em teoria dos grafos.

TDM - Time Division Multiplexing (Multiplexação por Divisão de Tempo).  O meio de transmissão é dividido em canais e os mesmos são divididos em espaços de tempo pré-definidos chamados Frames ou quadros. Os Frames são subdivididos em intervalos de tempo chamados slots que não precisam ser do mesmo tamanho.

CRC - Cyclic redundancy check (Verificação de Redundância Cíclica) é um código detector de erros que gera um valor expresso em poucos bits em função de um bloco maior de dados, como um pacote de dados, ou um ficheiro, por forma a detectar erros de transmissão ou armazenamento.

SUN - Stanford University Network (Rede da Universidade de Stanford). Foi adquirida pela Oracle Corporation em 2009. As fábricas da Sun localizam-se em Hillsboro, no estado do Oregon, nos  Estados Unidos, e em Linlithgow, na Escócia. Os produtos da Sun incluem servidores e estações de trabalho (workstations) baseados no seu próprio processador SPARC e no processador Opteron, da AMD, nos sistemas operacionais Solaris e Linux, no sistema de arquivos de redeNFS e na plataforma Java.

UIT  - União Internacional de Telecomunicações.  É a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação. Destinada a padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais.

Questão 2:

VLF (VeryLowFrequency – Freqüência Muito Baixa ou ondas mirimétricas) – Esta faixa inclui todas as freqüências-rádio de 3KHz até 30 KHz. É utilizada na navegação hiperbólica.

 LF (LowFrequency – Freqüência Baixa ou ondas quilométricas) – Esta faixa vai de 30KHz a 300 KHz, sendo também aplicada na navegação hiperbólica e em radiofaróis (radiogoniometria).

MF (MediumFrequency – Freqüência Média ou ondas hectométricas) – Faixa que vai de 300 KHz a 3 MHz, sendo usada na sua parte mais baixa por radiofaróis e comunicações a média distância.

HF (High Frequency – Freqüência Alta ou ondas decamétricas) – Faixa de 3 MHz a 30 MHz, sendo usada, principalmente, em comunicações a grandes distâncias.

VHF (Very High Frequency – Freqüência Muito Alta ou ondas métricas) – Faixa entre 30 MHz e 300 MHz, sendo usada em comunicações de curta e média distâncias.

UHF (Ultra High Frequency – Freqüência Ultra Alta ou ondas decimétricas) – Faixa de 300 MHz a 3 GHz, sendo usada em comunicações a curtas distâncias e em radares banda S.

SHF (Super High Frequency – FreqüênciaSuper Alta ou ondas centimétricas) – Faixa de 3 GHz a 30 GHz, sendo usada em radares banda X.

EHF (Extremely High Frequency –Freqüência Extremamente Alta ou ondas milimétricas) – Faixa de 30 GHz a 300 GHz, sendo usada em radares e radioastronomiaé usada em comunicações via satélite, radar de ondas milimétricas de pesquisa, radar militar, e algumas aplicações não-militares.

AM rádio difusora(hertzianos ou eletromagnéticas) são ondas formadas pela oscilação simultânea de um campo elétrico e de um campo magnético . Elas têm comprimento de 540 até 1630 Khz, apresentam baixa energia, e sua recepção e transmissão são feitas por antenas.

HAARP (High Frequency Active Autoral ResearchProgram) utiliza uma tecnologia de ondas de rádio super-potentes, concentradas num raio e aquecendo zonas da ionosfera, as ondas eletromagnéticas regressão então à superfície terrestre penetrando em tudo (seres vivos ou não). O projeto HAARP dirige a 3,6 MW de sinal, na 2,8-10 MHz região da banda HF (alta frequência), na ionosfera.

ELF (Extremelylowfrequencies) é o conjunto de frequencias do espectro eletromagnético compreendidos no intervalo de 3 Hza 30 Hz, geradas por eventos naturais ou artificialmente, de pequena largura de banda para a transmissão de informações e uso prático restrito.

VF (VoiceFrequencies) é uma das frequências, dentro da parte áudio gama, que é usado para a transmissão de voz (Telefones) . A utilizável voz faixa de frequência varia de aproximadamente 300  Hz a 3400 Hz. É por esta razão que também é conhecido como frequência de voz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com