Orientação à Objetos - Unisul - Avaliação a distância
Por: danielrsj • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 735 Palavras (3 Páginas) • 422 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância 1
Unidade de Aprendizagem: Orientação a Objetos
Curso: Curso Superior em Tecnologia em Sistemas para Internet
Professor: SPS
Nome do aluno: DRSJ
Data: 2014
Questão 1- (1,5 pontos)
Aprendemos até o momento conceitos importantes de orientação a objetos. Um desses conceitos é a sobrecarga de métodos. Podemos sobrecarregar tanto um método construtor, quanto outro método qualquer.
Considerando a sobrecarga de métodos, para as classes abaixo, em cada uma das 5 chamadas ao método somaValores na classe Teste, identifique qual forma do método será chamada: a primeira, segunda ou terceira forma. Justifique sua resposta.
import javax.swing.*;
public class Sobrecarga {
public int somaValores (int a, int b) {
return a+b;
}
public double somaValores (double a, int b) {
return a+b;
}
public double somaValores (double a, double b) {
return a+b;
}
}
public class Teste {
public static void main(String[] args) {
Sobrecarga ob = new Sobrecarga();
int a = 1;
int b = 2;
int x = 3;
double c = 4;
double d = 5;
JOptionPane.showMessageDialog(null, ob.somaValores(c,a));
JOptionPane.showMessageDialog(null, ob.somaValores(d,a));
JOptionPane.showMessageDialog(null, ob.somaValores(a,b));
JOptionPane.showMessageDialog(null, ob.somaValores(c,d));
JOptionPane.showMessageDialog(null, ob.somaValores(x,a));
}
}
Resposta
1 - ob.somaValores(c,a) chamará a segunda forma, já que os dados de entrada são double e int (A segunda forma, é a única que aceita como parâmetro a combinação dos tipos double, int)
2 - ob.somaValores(d,a) chamará a segunda forma, já que os dados de entrada são double e int
3 - ob.somaValores(a,b) chamará a primeira forma, já que os dados de entrada são int e int (A primeira forma, é a única que aceita como parâmetro a combinação dos tipos int, int)
4 - ob.somaValores(c,d) chamará a terceira forma, já que os dados de entrada são double e double (A terceira forma, é a única que aceita como parâmetro a combinação dos tipos double, double)
5 - ob.somaValores(x,a) chamará a primeira forma, já que os dados de entrada são int e int
Questão 2 - (3,0 pontos)
Vimos que em Java não é possível comparar Strings usando os símbolos ==. Para comparar String devemos utilizar o método equals ou o método equalsIgnoreCase. Ambos são métodos da classe String do Java. Além desses dois métodos que conhecemos, existem outros métodos para manipularmos Strings.
Pesquise na internet ou em livros os diferentes métodos da classe String e escolha dois desses métodos que você considera mais importante. Escreva um texto apresentando, ao menos, 3 características de cada um desses dois métodos e explicando a sua finalidade. Você deverá apresentar a fonte da pesquisa realizada.
Realizada a pesquisa e construção do texto, elabore um programa que demonstre o uso dos métodos pesquisados. Caso prefira, pode-se elaborar dois programas, cada um demonstrando um método.
Resposta
toUpperCase() – Este método retorna uma nova String com o mesmo conteúdo da String original, porém com todos os caracteres em maiúsculo.
Este método pode ser utilizado antes de salvar dados de um formulário no banco de dados, para garantir um padrão na escrita.
trim() – Este método retorna uma nova String com o mesmo conteúdo da String original, porém sem os espaços em branco no começo e no final da mesma.
Como no exemplo anterior, esse método também é útil quando trabalhamos com preenchimento de formulários. Pode-se chamar o método em todos os campos de texto preenchidos pelo usuário para evitar que espaços em branco desnecessários sejam gravados.
Exemplo:
import javax.swing.*;
public class Exemplo {
public static void main(String args[])
{
String nome = new String();
nome = JOptionPane.showInputDialog("Entre com o nome").toUpperCase().trim();
System.out.println(nome);
}
}
Fonte de pesquisa: Revista easy java magazine 01 (http://www.devmedia.com.br/revista-easy-java-magazine-1/18452)
Questão 3
Desenvolva um programa para controle dos jogadores cadastrados em uma liga de futebol. Cada jogador possui os seguintes dados: nome, nome do clube e gols marcados.
Essa classe deve:
- permitir o cadastro de 3 jogadores.
- Após o cadastro dos jogadores, informar o nome do jogador com maior números de gols (considerar número de gols diferentes para cada jogador).
a) Crie construtores sobrecarregados. (1,0 ponto)
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