Os Fundamentos de Redes de Computadores
Por: jonathan_small • 5/6/2021 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
R1. Vamos rever um pouco da terminologia usada neste livro. Lembre-se de que o nome de um pacote na camada de transporte é segmento e que o nome de um pacote na camada de enlace é quadro. Qual é o nome de um pacote de camada de rede? Lembre-se de que roteadores e comutadores da camada de enlace são denominados comutadores de pacotes. Qual é a diferença fundamental entre um roteador e um comutador da camada de enlace? Lembre-se de que usamos o termo roteadores tanto para redes de datagramas quanto para redes de CVs.
Resposta: O nome do pacote é datagrama, comutadores de camada de enlace fazem o repasse no valor do campo da camada de enlace. roteadores fazem o repasse no valor da camada de rede.
R2. Quais são as duas funções mais importantes de camada de rede em uma rede de datagramas? Quais são as três funções mais importantes de camada de rede em uma rede com circuitos virtuais?
Respostas:
Rede de datagramas: Repasse e roteamento.
Rede de CV’s: Roteamento, Conexão e Repasse.
R3. Qual é a diferença entre rotear e repassar?
Resposta: Repasse refere-se à ação local realizada por um roteador para transferir um pacote da interface de um enlace de entrada para a de saída apropriada. Roteamento refere-se ao processo de âmbito geral da rede que determina os caminhos fim-a-fim que os pacotes percorrem desde a fonte até o destino.
R4. Os roteadores nas redes de datagramas e nas redes de circuitos virtuais usam tabelas de repasse? Caso usem, descreva as tabelas de repasse para ambas as classes de redes.
Resposta: Sim.
Rede CV: Tem o número de entrada e seu número de circuito
virtual, e o número de saída para onde o pacote deve ser
enviado, com o número do Cv de saída que
deve vai ser atualizado no pacote. Cada linha da tabela é criada quando se
estabelece um Cv, e excluída quando se encerra o Cv.
Rede Datagramas: Tem uma coluna
com os endereços de destino e outra coluna com o enlace de
saída para onde vai o pacote, possui a informação dizendo pra onde o pacote deve
ir. Essa tabela ao contrário da de CV’s, não atualiza a cada conexão
estabelecida, ela é atualizada em um tempo relativamente grande, de
acordo com algoritmos de repasse da camada de rede.
R5. Descreva alguns serviços hipotéticos que a camada de rede poderia oferecer a um pacote individual. Faça o mesmo para um fluxo de pacotes. Alguns dos serviços hipotéticos que você descreveu são fornecidos pela camada de rede da Internet? Alguns são fornecidos pelo modelo de serviço ATM CBR? Alguns são fornecidos pelo modelo de serviço ATM ABR?
Resposta:
Pacote Individula: Garantia de Entrega
Fluxo de pacotes: Entrega em ordem de pacotes e largura de banda garantida.
...