Os Sistemas de Informação
Tese: Os Sistemas de Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: markonwp • 29/4/2013 • Tese • 2.190 Palavras (9 Páginas) • 566 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os Sistemas de Informação são muito importantes a realização de tarefas, seja ela, numa pequena ou grande empresa; num escritório; num hospital... Os Sistemas de Informação são peça fundamental para as empresas, não apenas na elaboração de relatórios, mas fazem parte de todos os departamentos e atividades da companhia, desde o simples controle até a confecção de planos estratégicos complexos. Mas afinal, quais são os sistemas de informação? E o que eles executam?
2. OBJETIVO
O objetivo geral deste trabalho é mostrar as características dos Sistemas de informação, definindo cada tipo de sistema e mostrando suas vantagens e aplicações numa empresa e ainda descrever a rápida evolução dos computadores.
3. DESENVOLVIMENTO
“PARA LAUDON E LAUDON UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PODE SER DEFINIDO COMO UM CONJUNTO DE COMPONENTES INTER-RELACIONADOS TRABALHANDO JUNTOS PARA COLETAR, RECUPERAR, PROCESSAR, ARMAZENAR E DISTRIBUIR INFORMAÇÕES COM A FINALIDADE DE FACILITAR O PLANEJAMENTO, O CONTROLE, A COORDENAÇÃO, A ANÁLISE E O PROCESSO DECISÓRIO EM ORGANIZAÇÕES.”
Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Geralmente, um SI é composto de um subsistema social e de um subsistema automatizado. O primeiro inclui
as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do subsistema social. Ao contrário do que muitos pensam as pessoas (juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam) também fazem parte do SI. O SI é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos (e seus agentes) que são executados fora das máquinas.
1. TIPOS DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO
1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL
TRATAM DAS TRANSAÇÕES ROTINEIRAS DA ORGANIZAÇÃO; COMUMENTE ENCONTRADOS EM TODAS AS EMPRESAS AUTOMATIZADAS. SÃO UTILIZADOS PARA EXECUTAR APLICAÇÕES COMUNS E AUTOMATIZAR ROTINAS.
2. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, OS SIG’S SURGIRAM COM O INTUITO DE AUXILIAR GERENTES EM SUAS FUNÇÕES. COM O PASSAR DO TEMPO, ESTE TIPO DE SISTEMA ACABOU SENDO USADO POR QUALQUER FUNCIONÁRIO QUE TOME DECISÕES. O OBJETIVO DE UM SIG É FORNECER INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÕES, OU SEJA, SÃO SISTEMAS QUE FORNECEM RELATÓRIOS. O USUÁRIO DEVE SOLICITAR DE ALGUMA FORMA (ESCOLHA POR MENUS, USO DE COMANDOS, ETC.) A INFORMAÇÃO QUE NECESSITA, E O SIG PROCURA EM SEUS REGISTROS TAL INFORMAÇÃO E A APRESENTA DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL AO USUÁRIO. ESTA MANEIRA PODE SER TEXTUAL (RELATÓRIOS DESCRITIVOS), POR PLANILHAS OU DE MODO GRÁFICO. ESTE ÚLTIMO CASO É O PREFERIDO PELOS ADMINISTRADORES, POIS OFERECE MAIS INFORMAÇÕES EM MENOR ESPAÇO (“UMA FIGURA VALE POR MIL PALAVRAS”). O GRÁFICO POR
SER TIPO “PIZZA”, EM “BARRAS” OU POR “LINHAS”.
3. SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO
UM SSD RECEBE COMO ENTRADA ALTERNATIVAS PARA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA E DEVOLVE AS CONSEQUÊNCIAS PARA CADA ALTERNATIVA. ASSIM O ADMINISTRADOR PODE AVALIAR QUAL É A MELHOR ALTERNATIVA. O SSD NÃO DECIDE QUAL É A MELHOR DECISÃO, NEM INDICA QUE ALTERNATIVAS EXISTEM. A DIFERENÇA PARA O SIG É QUE UM SSD É INTERATIVO (USUÁRIO PODE ENTRAR COM VÁRIAS ALTERNATIVAS) E AINDA AVALIA AS ALTERNATIVAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE WHAT-IF (= E SE EU FIZER ISTO, O QUE ACONTECERÁ…), TAIS COMO PROJEÇÃO E REGRESSÃO.
4. SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO
SÃO SISTEMAS QUE ATENDEM O NÍVEL GERENCIAL, SERVEM PARA TOMAR DECISÕES NÃO ROTINEIRAS QUE EXIGEM BOM SENSO AVALIAÇÃO E PERCEPÇÃO. CRIAM UM AMBIENTE GENERALIZADO DE COMPUTAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM VEZ DE APLICAÇÕES FIXAS E CAPACIDADES ESPECÍFICAS. PROJETADOS PARA INCORPORAR DADOS EXTERNOS COMO LEIS E NOVOS CONCORRENTES, TAMBÉM ADQUIREM INFORMAÇÕES DOS SIG E SAD A FIM DE OBTER INFORMAÇÕES RESUMIDAS E ÚTEIS AOS EXECUTIVOS, NÃO SÓ SOB FORMA DE TEXTOS, MAS TAMBÉM GRÁFICOS PROJETADOS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS ESPECÍFICOS QUE SE ALTERAM SEGUIDAMENTE, ATRAVÉS DE MODELOS MENOS ANALÍTICOS.
5. SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA
INTEGRAM E SINTETIZAM DADOS DE FONTES INTERNAS E EXTERNAS À ORGANIZAÇÃO, UTILIZANDO FERRAMENTAS DE ANÁLISE E COMPARAÇÃO COMPLEXAS, SIMULAÇÃO E OUTRAS FACILIDADES PARA A TOMADA DE DECISÃO DA CÚPULA ESTRATÉGICA DA ORGANIZAÇÃO. GERALMENTE, OFERECEM INFORMAÇÕES GRÁFICAS.
6. SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO
SISTEMAS
DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO TÊM COMO PRINCIPAL FINALIDADE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE PESSOAL DOS TRABALHADORES QUE MANIPULAM AS INFORMAÇÕES DE UM ESCRITÓRIO, ATRAVÉS DO USO DE APLICATIVOS PADRÃO EXISTENTES NO MERCADO, COMO, POR EXEMPLO, O PACOTE OFFICE, DA MICROSOFT.
7. SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA
É UM SISTEMA LIGADO AO CAMPO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) TRATA DOS CONCEITOS E TÉCNICAS PARA QUE O COMPUTADOR POSSA DEMONSTRAR UM COMPORTAMENTO INTELIGENTE E OFEREÇA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS ESPECÍFICOS EM UM DADO DOMÍNIO NO QUAL CONSIGAM ACONSELHAR EM UM NÍVEL COMPARÁVEL AO ACONSELHAMENTO DE UM ESPECIALISTA.
8. SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA OPERAÇÕES
SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA OPERAÇÕES É UM SISTEMA BASE PARA TODOS OS OUTROS SISTEMAS, COMO (SIO, SIG, SSD,
...