Os Sistemas de Informação
Por: wpinheiro • 14/10/2015 • Artigo • 2.651 Palavras (11 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Barão do Rio Branco – FAB
Sistemas de Informação
William da Silva Pinheiro
Questões de revisão cap. 3
Rio Branco – Acre
2015
[pic 2]
Faculdade Barão do Rio Branco – FAB
Sistemas de Informação
William da Silva Pinheiro
Questões de revisão cap. 3
Trabalho apresentado como requisito para o complemento da nota da N1, na disciplina de Fundamentos de SI do 4° período do curso Sistemas de informação.
Prof. Diego Canizio
Rio Branco – Acre
2015
1. como o modelo de forças competitivas de Porter ajuda as empresas a desenvolver estratégias competitivas utilizando Sistemas de Informação?
Com sistemas de informação as empresas se tornam mais competitivas ao manter seus produtos num preço mais acessível diferencia produtos e serviços manter laços com clientes e fornecedores isso e possível por causa do SI.
1.1 Defina o modelo de forças competitivas de Poter e explique como funciona.
Rivalidade entre os concorrentes para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também a inovação, marketing, etc.
Poder de Negociação dos Clientes os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros. Também descrito como o mercado de realizações. A capacidade dos clientes de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços.
Poder de Negociação dos Fornecedores também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.
Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor e frequentemente recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais dificil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por parte de empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado. Essa ameaça também pode ser conhecida como A ameaça da entrada de novos concorrentes, ou mesmo Barreiras à entrada de concorrentes.
Ameaça de produtos substitutos a existência de produtos (bens e serviços) substitutos no mercado, que analisados, desempenham funções equivalentes ou parecidas é uma condição básica de barganha que pode afetar as empresas. Assim os substitutos (bens ou serviços) podem limitar os lucros em tempos normais, e como também podem reduzir as fontes de riqueza que a indústria pode obter em tempos de prosperidade. Outro fator seria que, o produto comercializado ou produzido pela empresa possa tornar-se obsoleto com o tempo, para isso não ocorrer é preciso investir em avanços tecnológicos, produzir um derivado ou mesmo um novo produto. A organização deve ficar atenta as novas mudanças/tendências do mercado/produto. Caso não seja feito nada, a concorrência pode adquirir parte do mercado da empresa analisada.
1.2 Liste e descreva as quatro estratégias competitivas facilitadas pelos sistemas de informação que as empresas podem seguir.
Liderança em custo, Diferenciação de produto, foco em nichos de mercado, intimidade com o cliente ou fornecedor.
1.3 Descreva como os sistemas de informação podem apoiar cada uma dessas estratégias. Dê exemplos.
O sistemas podem da melhores informações para melhores custos, melhorar na variação de produtos, melhorar o foco em novos mercados, mais esclarecimento e clareza para cliente e fornecedor.
1.4 Explique por que o alinhamento da TI com os objetivos de negócios é essencial para o uso estratégico de sistemas.
Esse alinhamento e importante porque a TI vai cuidar melhor dos negócios que ela estiver por dentro sabendo tomar melhores decisões com melhores conhecimento.
2. como os modelos de cadeia de valor e de rede de valor podem ser usados para identificar oportunidades para aplicações de sistemas de informação?
A cadeia de valor ressalta as atividades especificas do negocio a onde terão maior impacto agregando valores de produtos ou serviços a rede de valores e composta por sistemas inteligentes que melhoram a competitividade e provome melhor vantagem a empresa que possui tal sistema.
2.1 Defina o que é o modelo de cadeia de valor.
É uma serie de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde a relação com os fornecedores e ciclos de produção e venda ate a fase da distribuição para o consumidor final, cada elo da cadeia esta tudo interligado.
2.2 Explique como o modelo de cadeia de valor ajuda a identificar oportunidades para sistemas de informação.
Como a cadeia de valor mantem um foco na produção, fornecedor e cliente. Isso todo pode melhorar na implantação de um sistema que iria ajudar nas decisões e nas informações mais exatas de tudo que possui no sistemas.
2.3 Defina a rede de valor e mostre como ela está relacionada à cadeia de valor.
Redes de valor caracterizam empresas que geram valor a seus clientes através da intermediação do relacionamento entre eles, de forma direta ou indireta. As empresas selecionam membros para a rede, gerenciam a comunicação e relacionamento com os mesmos, prestam os serviços adequados e mantém uma infra-estrutura física e de informações necessária para garantir a operação do negócio com eficiência e eficácia.
...