TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TERMINAL DE COMPUTADORES PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE PARQUES URBANOS

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP EaD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROJETO DE TERMINAL DE COMPUTADORES PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE PARQUES URBANOS

Mogi Guaçu / SP

2020

UNIP EaD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PROJETO DE TERMINAL DE COMPUTADORES PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE PARQUES URBANOS

William Pereira Borges

RA: 2043150

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 1ª

Mogi Guaçu / SP

2020

Resumo:

Palavras-chave:

Abstract:

Keywords:

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO7

1. PARQUES URBANOS8

1.1 Conceito e História8

1.2 Parques Urbanos Brasileiros9

TENOCOLOGIA NOS PARQUES URBANOS10

3.1 Terminais de Informação8

3.2 Sistema Operacional8

TENOCOLOGIA NOS PARQUES URBANOS10

TENOCOLOGIA NOS PARQUES URBANOS10

TENOCOLOGIA NOS PARQUES URBANOS10

INTRODUÇÃO

No presente projeto iremos apresentar conceitos e história sobre parques urbanos, bem como o surgimento dos parques no Brasil.

Ressaltamos pontos importantes como a industrialização e a importância de preservação do meio ambiente para manter uma melhor qualidade no quesito saúde da população.

Falaremos sobre o uso da tecnologia como ferramenta para melhorar a experiência dos visitantes, prover informações relevantes e propagandas.

Explicaremos a escolha da rede utilizando servidor Thin-Client combinado com as tecnologias atuais de totens interativos e iremos detalhar a forma de navegação do software através de um fluxograma.

Combinados todos os dados acima, apresentaremos uma solução para as necessidades apresentadas pelo poder público, visando facilitar a localização, o acesso às informações do parque, bem como locais de interesse do usuário (restaurantes, lanchonetes, quadras, estacionamento e etc.), tudo isso no intuito de prover uma experiência única durante todo o período em que os visitantes permanecerem nas dependências dos parques.

1. PARQUES URBANOS

1.1 Conceito e História

Para entendermos a importância dos parques urbanos se faz necessário a compreensão de seu conceito e história. Segundo Kliass “Os parques urbanos são espaços públicos com dimensões significativas e predominância de elementos naturais, principalmente cobertura vegetal, destinado à recreação” (1993, p. 19). Com isso a autora mostra a importância dos parques em meio ao crescimento da urbanização, com impactos ambientais significativos a vida urbana. Sendo assim, de suma importância a necessidade de criar espaços livres no interior da cidade.

O conceito de parque urbano surgiu na Inglaterra, no final do século XVII como uma forma de responder a demanda crescente da população que se organizará nos espaços urbanos de forma caótica, sendo assim se fez necessário a criação de espaços destinados para o lazer, conjuntamente com uma proposta de melhora na qualidade de vida, visto que esses espaços deveriam ser arejados e possibilitasse um maior contato com a natureza. De acordo com Maymore:

Os parques urbanos surgiram na Inglaterra no final do século XVIII, expandindo-se no século XIX para as cidades européias em função da Revolução Industrial, houve um crescimento acelerado da população, gerando um processo desordenado na ocupação urbana, com as aglomerações cresceram os problemas de insalubridade e da falta de higienização. Sendo necessárias intervenções na infraestrutura das cidades, para atender a essa demanda social e a introdução de novos conceitos higienistas, cuja corrente defendia os espaços ajardinados nas cidades, resultando na necessidade de se

criar locais adequados para o lazer (2009, p. 18).

Cabe ressaltar que com a industrialização, foi necessário a criação de áreas verdes tanto por questões de saúdes quanto por questões de lazer devido a um crescimento exponencial da população, assim sendo uma demanda por infraestrutura básica. Os trabalhadores na época da revolução industrial inglesa eram submetidos a cerca de 16 horas de trabalho, com apenas 30 minutos de almoço, algo muito desgastante. Com isso, a necessidade de um espaço para descansarem e aproveitarem o lazer era algo fundamental, para sua saúde.

Conforme Szeremera e Zannin (2013, p. 179) “Estas áreas urbanas podem ser consideradas “academias ao ar livre”. Assim, a implantação das mesmas é de relevante importância na promoção da saúde e qualidade de vida de uma população”. Conforme descrito pelos autores, as áreas verdes se tornaram importantes não só pela necessidade de um local de lazer e recreação como vimos no auge da revolução industrial na Inglaterra, mas também atualmente, onde algumas das principais doenças que assolam o século XXI são a obesidade e doenças cardiovasculares.

1.2 Parques Urbanos no Brasil

O surgimento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com