PSP (Playstation Portable)
Por: LigiaMartins • 2/11/2016 • Artigo • 1.861 Palavras (8 Páginas) • 247 Visualizações
Arquitetura do Playstation Portable (PSP)
Fellipe Damasceno1 - 567, Lígia Martins1 - 585
1Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus de Rio Paranaíba
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Resumo. O atual mercado de jogos é marcado por intensa competitividade entre marcas e modelos de consoles, pela necessidade de rápido acompanhamento das exigências dos jogadores. Nesse contexto, o PSP (Playstation Portable) surge como um tipo de tecnologia móvel capaz de reproduzir o funcionamento de um console; podendo ser definido como um eletrônico um tanto atrativo devido às inúmeras funcionalidades que integra, além de emular jogos em alta qualidade. Este artigo analisa a arquitetura deste portátil e suas funcionalidades, apresentando seu devido valor para a indústria dos games.
1. Introdução
O caminho para desenvolver-se um produto que venha atender às exigências dos usuários nada mais é do que agregar componentes e funcionalidades, juntamente com uma boa análise das necessidades de seus futuros utilizadores. O PSP (Playstation Portable), da Sony, veio dessa ideia, da possibilidade de reproduzir o funcionamento de um poderoso console, o Playstation 3, na atual indústria de games, marcada por intensa concorrência e pela necessidade de rápida expansão das plataformas multiusuário, proporcionando ao seu utilizador uma nova forma de atrair os adoradores e games, tendo ao alcance de suas mãos todos aqueles jogos viciantes, atrativos tanto para os jovens e quanto para os adultos.
Neste artigo analisa-se a arquitetura de um PSP bem como suas funcionalidades, apresentando um conjunto de informações acerca de seus processos de desenvolvimento e, ainda, como este portátil ganhou seu espaço atualmente, por reproduzir de forma fiel o melhor videogame da atualidade.
2. PSP – Playstation Portable
O Playstation Portable dispõe da arquitetura MIPS R4000 32 bits Core, o que significa que dispõe de microprocessadores que favorecem um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.
Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções reduzido não têm micro-programação, as instruções são executadas diretamente pelo hardware. Como característica, esta arquitetura, além de não ter microcódigo, tem o conjunto de instruções reduzido, bem como baixo nível de complexidade.
RISC é também a arquitetura adotada para os processadores dos videogames modernos, inclusive no Playstation Portable (PSP), que proporcionam um hardware extremamente dedicado somente à execução do jogo, tornando-o muito mais rápido em relação à micro computadores com mais recursos, embora com processador x86.
O Universal Media Disc (UMD) é uma mídia em formato de disco óptico desenvolvida pela Sony para uso no PlayStation Portable. Suporta até 1,8 gigabytes de dados, que podem incluir jogos, filmes ou música (ou uma combinação desses). A finalidade principal do UMD é servir de armazenamento para jogos de PSP.
Assim como o PlayStation 3, o PlayStation Portable também pode atualizar o seus softwares. O software mais recente disponibilizado pela Sony é o 6.60, que traz melhorias como o serviço "Music Unlimited powered by Qriocity", no qual os usuários podem ouvir gratuitamente diversos tipos de músicas referentes ao serviço.
Além disso, existem softwares modificados, normalmente abreviados de CFW (Custom Firmware). Estes consistem em modificações dos firmwares originais (abreviados de OFW) lançados pela Sony que adicionam ainda mais funcionalidades aos mesmos. A funcionalidade mais conhecida é a execução de backups de UMD, em formato .iso ou .cso, a partir do cartão de memória.
2.1 Quanto às especificações do PSP
a) Dados técnicos:
Core da CPU
MIPS R4000 32bit Core
128bit Bus
1 - 333MHz @ 1.2V
Memória Principal: 32MB eDRAM (inclui 4MB DRAM embuída e 2MB de VRAM) Largura de banda do BUS: 2.6GB/s
I-Cache, D-Cache
FPU, VFPU (Unidade de Vector) @ 2.6GFlops
3D-CG Instucções Extendidas
Core Gráfico 1
Superfície Curva 3D + Polígonos 3D
Textura Comprimida
Hardware Clipping, Morphing, Bone
Hardware Tessellator
Bezier, B-Spline(NURBS)
Sub divisões 4x4, 16x16 e 64x64
Core Gráfico 2
'Rendering Engine' + 'Surface Engine'
512bit Bus, 1-166 MHz @ 1.2V
VRAM: 2MB(eDRAM)
Largura de banda do BUS: 5.3GB/s
Taxa de preenchimento de pixels: 664 milhões de pixels/s
Max 33 milhões de polígonos/sec (T&L)
24bit Full Color: RGBA
Core de Som
VME (Virtual Mobile Engine)
DSPs Reconfiguráveis
128bit Bus
166MHz @ 1.2V
5 Giga Operações/sec CODEC
Som 3D, Multi-Canal
Sintetizador, Equalizador, etc.
Disco UMD
60mm UMD(Universal Media Disc)
Díodo Laser: 660nm
Dual Layer: 1.8GB
Taxa de transferência: 11Mbps
Proteção anti-choque
Secure ROM pela AES
Unique Disc ID
Descodificador AVC
AVC (H.264) Decoder
Main Profile
Baseline Profile @ Level1, Level2, Level3
2 Horas (Alta qualidade) - Filme de DVD
4 Horas (Qualidade normal) - CS Digital
I/O
IEEE 802.11b (Wi-Fi)
USB 2.0
Memory Stick PRO Duo
IrDA (Infravermelhos)
IR Remote (SIRCS)
Comunicações
Wireless LAN (i802.11)
IrDA
USB 2.0
Controle
Botões Direcionais (Cima/Baixo/Direita/Esquerda)
Comando Analógico
Botões de Ação (Triangulo, Circulo, Cruz, Quadrado)
Botões L e R (shoulder buttons)
START, SELECT, HOME
Interruptor POWER On/Hold/Off
Controlo de Brilho, Modo de som, Volume +/-
Interruptor Wireless LAN On/Off
Eject do UMD
Detalhes do Tamanho
Dimensões: Aproximadamente 170mm (Altura) x 74 mm(Espessura) x 23mm(Largura) Peso: Aproximadamente 260g (incluindo a bateria)
b) Design:
O design talvez seja o ponto mais mencionado, e a imagem mais comum que se tem na cabeça quando se fala da PSP. Sem dúvida, o principal atrativo é a tela widescreen de 4,3 polegadas, 480x272 pixels, sem precedentes para as proporções de um videojogo de bolso. Sem falar que o formato 16:9 widescreen estabelece um padrão agradável para o aspecto de jogos e filmes. Os únicos videogames portáteis que este formato o 16:9, aparece é no PSP e no Nintendo 3DS.
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