Polimeros
Seminário: Polimeros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelvin1221 • 24/3/2014 • Seminário • 699 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
Diversidade de Materiais: São materiais diferentes com comportamento diferentes.
Fabricação de produtos envolve: Tecnologia de como fabricar, Propriedade dos Materiais, Características de produtos: Beleza, Baixo custo, Práticos, Leves ,Resistentes e Duráveis.
Os materiais devem atender as exigências: Do mercado, Técnicas de adequação ao uso, Do processo de fabricação, Custo e Disponibilidade.
Divisão entre metálicos e não metálicos está diretamente ligada à constituição destes materiais. Os materiais metálicos apresentam plasticidade, isto é, podem ser deformados sem se quebrarem e conduzem bem o calor e a eletricidade.
Observando estas estruturas e trabalhando continuamente com diversas opções de materiais, conseguimos chegar a algumas propriedades tais como dureza, fragilidade, resistência, impermeabilidade, elasticidade, etc.
Propriedades Químicas: São aquelas que se manifestam quando o material entra em contato com outras substâncias ou com o ambiente.
Propriedades físicas: Determina o comportamento do material em todas as circunstâncias do processo de fabricação e de utilização. Aparecem quando o material está sujeito a esforços de natureza mecânica. Estas propriedades determinam a maior ou menor capacidade que o material tem para transmitir ou resistir a esforços aplicados.
Propriedades Físicas: Resistência mecânica: propriedade que permite que o material seja capaz de resistir a ação de determinados tipos de esforços.
Elasticida: capacidade do material de se deformar quando é aplicado um tipo de esforço, e após retirar o esforço volta a forma original.
Plasticidade: capacidade do material de se deformar quando é aplicado um tipo de esforço, e após retirar o esforço manter uma parcela dessa deformação.
Ductilidade: capacidade do material deformar-se plasticamente sem se romper.
Tenacidade: quantidade de energia necessária para romper o material.
Dureza: baixa resistência a deformação plástica e ao desgaste.
Fragilidade: baixa resistência aos choques.
Densidade: quantidade de matéria alocada num determinado volume.
Ponto de fusão: solido para liquido. Ponto de ebulição: liquido para o gasoso.
Dilação térmica: variação do tamanho do material, devido a variação da temperatura.
Condutividade térmica: conduz calor. Condutividade elétrica: conduz eletricidade.
Resistividade: resistência do material a passagem de corrente elétrica.
Resistência a corrosão: capacidade de resistir a deterioração.
As propriedades mecânicas definem o comportamento do material quando sujeitos a esforços mecânicos, pois estas estão relacionadas a capacidade do material de resistir ou transmitir estes esforços aplicados sem romper e sem se deformar de forma incontrolável.
TIPOS DE TENSOES: Tração, Compressão, Cisalhamento e Torção.
Como determinar as propriedades mecânicas? A determinação das propriedades mecânicas e feita através de ensaios mecânicos. Utilizam-se normalmente corpos de prova (amostra Representativa do material) para o ensaio mecânico,
...