Portfolio Unopar - Análise e desenvolvimento de sistemas
Por: Bruno Faria • 25/10/2017 • Trabalho acadêmico • 4.948 Palavras (20 Páginas) • 379 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 33
5 REFERÊNCIAS 34
1 INTRODUÇÃO
Quando as empresas passam pela fase de expansão, o crescimento empreendedor, uma das etapas é pensar em melhorias: O que se pode fazer para melhorar o trabalho e o atendimento ao cliente?
Uma das possibilidades que se poderia pensar seriam as ferramentas que auxiliam o trabalho. Criar sistemas onde se pode trabalhar de maneira mais fácil e prática quando for necessário a realização de cadastros, o controle de caixa, o pagamento e o recebimento e assim por diante.
Quando for necessário de tal automatização, existem várias etapas para que se construa os sistemas em questão, e tudo começa quando um Analista de Sistemas, por alguma forma, entra em contato com a empresa e faz o levantamento dos seus requisitos. É onde tudo começa!
A partir daí, começa a Modelagem do Negócio, partindo para o Projeto de Sistemas e sua Implementação.
2 OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos adquiridos com o eixo temático estudado nesse semestre dentro do cenário proposto.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 MODELAGEM DO SISTEMA
Na automatização de um determinado setor, a modelagem, depois do levantamento de requisitos, é a etapa fundamental. É na modelagem onde todas as características, comportamentos, relações, detalhes, ou seja, todas as informações são colocadas para se tornar visível o que se deve fazer. Estas informações são mostradas tanto para os clientes quanto para quem irá trabalhar no sistema em diagramas.
Os diagramas variam de diversos modos, podendo mostrar uma relação entre pessoas e ações, relações entre tabelas diversificadas ou até mesmo algo que se assemelha a um fluxograma, mostrando toda a sequência de atividades a ser realizadas, desde o começo ao fim. Dentre todos os diagramas, existem dois que são considerados os mais importantes: O Diagrama de Caso e Uso e o Diagrama de Classes.
3.1.1 Diagrama de Caso e Uso
O Diagrama de Casos de Uso é utilizado em auxílio entre a comunicação dos analistas e dos clientes, descrevendo todo o cenário que mostra as funcionalidades do sistema na visão do usuário. Este diagrama, considerado simples, representa todos os comportamentos que o sistema deve executar em relação a um determinado ator.
Seguindo o pedido da "Casa das Marmitas", foi identificado que seria necessário a realização dos seguintes controles: Controle de Cliente, Controle de Entregadores, Controle das Empresas Terceirizadas, Controle do Produto e Controle de Pedido, além de ser necessário gerar um relatório das "Entregas Realizadas".
3.1.1.1 Controle de Cliente e Controle do Pedido
Quando um cliente realiza um pedido, o atendente que, como o gerente, é um funcionário, deverá fazer uma pesquisa através do número do telefone do cliente, para ver se o cliente é cadastrado no sistema de entregas. Por isso que há um include, o atendente deverá fazer a pesquisa. É uma obrigatoriedade. Já o extend é uma condição, caso o cliente não for cadastrado, o atendente irá cadastrá-lo no sistema. O registro e gerenciamento do pedido se relacionam com o atendente, já o Gerente irá realizar os Relatórios semanalmente. Mesmo ambos sendo funcionários da mesma empresa, possuem funções diferentes.
3.1.1.2 Controle de Entregadores e Empresas Terceirizadas
O funcionário deverá cadastrar tanto o Entregador, àquele que realiza as entregas das marmitas aos clientes, quanto a Empresa que o entregador trabalha, já que é um serviço terceirizado. Os controles são diferentes, mas funcionam em conjunto, por isso a realização de apenas um Caso e Uso para ambos.
3.1.1.3 Controle do Produto
O funcionário deverá gerenciar todo o produto, desde o estoque e as compras até o preparo do produto final, que é a Marmita. O extend chama o ”Repor Estoque" com a condição da redução do material bruto que será utilizado no preparo das marmitas, tudo sendo controlado pelo funcionário.
3.1.2 Diagrama de Classes
O Diagrama de Classes descreve os diversos tipos de objetos no sistema e os relacionamentos entre eles. É nesse diagrama onde introduzimos todos os métodos e atributos dos requisitos, mostrando como é a sua relação e até mesmo os tipo de dados usados.
As classes possuem três divisões:
• O nome da Classe, na faixa superior;
• Os atributos, no meio. Os atributos são as informações estáticas de uma classe;
• Os métodos, na parte inferior. Os métodos são os comportamentos de uma classe, variando em determinada situação e momento.
No diagrama temos as seguintes características:
• As classes Empresa Vinculada, Entregador e Cliente estão herdando da classe Pessoa, ou seja, classe-mãe Pessoa possui características que serão herdadas pelas classes-filhas;
• Gerente
...