Portfólio ADS unopar 1º semestre
Por: Antonio Junior • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.027 Palavras (9 Páginas) • 692 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO................................................................................................................4
3 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5
3.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES .........................................................5
3.1.1 Exemplos De Sistemas De Informações ............................................................5
3.2 A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE O HOMEM E A MÁQUINA ..............7
3.3 SEGURANÇA AO DESENVOLVER E DISPONIBILIZAR UM SITE .....................8
3.3.1 Alguns Procedimentos Necessários Para Coibir Esta Ameaça .........................8
3.4 GERAÇÕES DAS INTERFACES DE IHC ............................................................9
3.5 SEGURANÇA APLICADA À EMPRESA TELECINE MOZER ............................11
4 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO....................................................................12
4.1 FIGURA - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ........................................................12
4.2 FIGURA - INTERAÇÃO PROVEITOSA ENTRE O HOMEM E A MÁQUINA ......13
5 CONCLUSÃO ........................................................................................................15
REFERÊNCIAS .........................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido com base no conteúdo do eixo temático, envolvendo todas as disciplinas do 1º semestre do curso de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o estudo de caso Telecine Mozer.
Os temas abordados são:
• Quais os tipos de sistemas de informações existentes?
• O que seria importante ressaltar para que se tenha uma interação proveitosa entre homem e a máquina?
• O que é necessário em termos de segurança para desenvolver e disponibilizar um site?
2 OBJETIVO
Ampliar e fixar o conhecimento, fazendo com que os discentes entrem em contato com as pesquisas, sendo assim colocando em prática a parte teórica.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
“Um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, rede de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”. (O’BRIEN, 2004 p.6).
Um Sistema e Informação (SI) é um sistema onde o elemento principal é a informação. De modo a apoiar os processos de uma organização, seu objetivo é armazenar, fornecer e tratar o conhecimento. Composto de um sub-sistema automatizado e social. O primeiro destaca-se em processos, informações, documentos e pessoas. O segundo baseia-se em meios automatizados (computadores, máquinas) que interligam os elementos.
Fazem parte do processo de SI as pessoas, que executam e manipulam documentos. Maior que um software, o SI engloba o hardware e o software, inclui os processos que são executados fora das máquinas. Pessoas que não usam computadores fazem parte do sistema e, desta forma, precisam ser guiadas pela análise e processo de planejamento de sistemas. São utilizados nas organizações, vários tipos de SI’s. Classificados de acordo com os objetivos e tipos de informações que trabalham, pode ser encontrado em uma organização, algum SI classificado em mais de um tipo.
3.1.1 Exemplos De Sistemas De Informações
• Sistemas de Gestão Empresarial Integrada – ERP (Enterprise Resource Planning)
Sistemas que unem e integram, em uma organização, diversos sistemas transacionais e rotineiros. Integram os departamentos, agilizando e gerando Just-in-time (demanda).
• Sistemas de Gestão de Suprimentos
Controlam peças, matérias primas, aquisição, produtos matérias por toda a linha produtiva. Estão incorporados os seguintes sistemas: Cadeia de suprimentos (relatórios de uso de produtos), Estrutura de produto (bill of material), Sistemas de controle de Supply Chain (Previsão de vendas, inventário, aquisição, distribuição).
• Sistemas de Informação Rotineiros ou Transacionais
São os mais simples e os mais comuns em uma organização. As funções do dia-a-dia são apoiadas por eles, sendo facilmente identificados no nivel operacional da organização. Primeiros a serem implantados, são baratos e fáceis de serem adquiridos dando origem aos sistemas mais avançados (gerenciais). Transmitir dados são objetivos dos rotineiros (fazer cálculos, recuperar dados). Agilizam as tarefas e rotinas, realizando cálculos rápidos, precisos e enfatizando documentações. Outros benefícios podem ser conseguidos com esse sistema: Confiabilidade, redução de custo e pessoal. Inclui-se sistemas de contabilidade (fluxo de caixa, balanços), sistemas de cadastro (alteração, inclusão), controle de estoque, entre outros.
Os sistemas de automação comercial e de gestão empresarial são dois casos especiais de SI”s rotineiros. Os sistemas de gestão empresarial (ERP) são responsáveis por automatizar e administrar todos os processos de uma organização. Os sistemas de automação comercial são utilizados em lojas e supermercados. Dão apoio as vendas, terminais ponto-de-venda, estoque
...