Projeto Reserva de passagens
Por: galvao1988 • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 886 Palavras (4 Páginas) • 660 Visualizações
PROJETO: RESERVA DE PASSAGENS
DESCRIÇÃO DO PROJETO
A Empresa de ônibus “Siga Feliz” teve um aumento significativo em sua venda de passagens
e contratou você para desenvolver um sistema para realizar o controle de passagens
vendidas. Sabe-se que um ônibus possui 48 lugares, sendo 24 janela e 24 corredor. Faça um
programa que utilize dois vetores para controlar as poltronas ocupadas na janela e no
corredor. Considerar que 0 (zero) representa poltrona desocupada e 1 (um), poltrona
ocupada.
0 1 0 0 ... 1 0 0
0 1 2 3 ... 20 22 23
0 0 0 1 ... 1 0 0
0 1 2 3 ... 20 22 23
Figura 1 – Ocupação do ônibus
Inicialmente, todas as poltronas estarão livres, ou seja, setadas com ZERO. Depois disso, o
programa deverá apresentar um menu com as seguintes opções:
MENU – VENDA DE PASSAGENS
1.Vender passagem
2.Mapa de ocupação
3.Encerrar
Quando a opção escolhida for 1 - VENDER PASSAGEM, deverá ser perguntado qual é o
número da poltrona desejada. Caso o número da poltrona esteja livre, solicitar se o usuário
deseja janela (J) ou corredor (C). Dadas essas duas entradas, o programa deverá, então,
emitir uma das seguintes mensagens (Ver item restrições):
• VENDA EFETIVADA – se a poltrona solicitada estiver livre! Ao efetivar a venda o
programa deve marcar a poltrona como ocupada. Dado o exemplo da figura 1, se o
usuário escolher a poltrona 1 na janela, emitir a mensagem “venda efetivada”, marcar
a poltrona como ocupada e retornar ao menu principal.
• POLTRONA OCUPADA – se a poltrona solicitada não estiver disponível para venda!
Dado o exemplo da figura 1, se o usuário quiser comprar a poltrona 4 no corredor,
deve-se emitir a mensagem “poltrona ocupada” e retornar ao menu principal.
Janela
Corredor
2
• ÔNIBUS LOTADO – quando todas as poltronas já estiverem ocupadas.
Quando a opção escolhida for 2 - MAPA DE OCUPAÇÃO, deverá ser mostrada uma
listagem apresentando o mapa de ocupação do ônibus, conforme segue:
JANELA CORREDOR
1 – Livre 1 - Livre
2 – Ocupada 2 – Livre
3 – Livre 3 – Livre
4 – Livre 4 – Ocupada
5 – Ocupada 5 – Livre
...
Quando for escolhida a opção 3 - ENCERRAR, finalizar a execução do programa. Para
tanto, utilizar a instrução: System.exit(0).
A execução do programa deve finalizar somente quando o usuário escolher a opção
ENCERRAR.
RESTRIÇÕES
Para o item 1 do menu (Vender Passagem) - O usuário deve informar o número da
poltrona entre 1 e 24. O algoritmo deve validar esse número. Caso o usuário digite um
número inválido uma mensagem de erro dever ser informada e o número da poltrona deve
ser solicitado novamente.
A escolha entre corredor e janela dever ser lida como J (Janela) e C (Corredor). Caso o
usuário digite uma letra diferente uma mensagem de erro (Ex: Tipo errado!) deve ser
informada e o tipo da poltrona deve ser solicitado novamente. Visto que o usuário já digitou
o número da poltrona, o algoritmo deve apenas solicitar novamente, o tipo J (Janela) ou C
(Corredor).
O algoritmo SOMENTE pode ser finalizado quando o usuário escolher a opção 3 –
Encerrar.
Após a escolha das opções 1 ou 2, o algoritmo deve apresentar as mensagens necessárias e
retornar ao menu principal.
ENTREGA DO PROJETO
A entrega do projeto será dividida em duas (2) partes. A Parte1 irá compor a nota da N1. A
Parte2 irá compor a nota da N2.
3
Cada parte será entregue em uma data específica. Todas as entregas deverão ser feitas pela
ferramenta de grupo da unidade web.
PARTE1
Para a primeira entrega, o grupo deve analisar o problema proposto no projeto e após
discussões definir uma estratégia de resolução.
Para representar a estratégia de resolução, o grupo deve criar uma representação da solução
usando a técnica fluxograma. Em algumas unidades da disciplina de construção de
...