REDE WIRELESS TCC
Por: Madusol • 31/8/2017 • Monografia • 2.600 Palavras (11 Páginas) • 795 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SUMÁRIO
- Conteúdo
1 INTRODUÇÃO 6
2 CONCEITO 7
3 FUNCIONAMENTO 7
4 MODOS DE TRANSMISSÃO 7
4.1 INFRAVERMELHO 7
4.2 SATÉLITE 7
4.3 RADIOFREQUÊNCIA 7
4.3.1 ISM 8
5 CATEGORIZAÇÃO DAS REDES SEM FIO 8
5.1 WPAN 8
5.2 WLAN 9
5.3 WMAN 9
5.4 WWAN 9
6 MODOS DE OPERAÇÃO 10
6.1 AD HOC 10
6.2 REDES INFRA - ESTRUTURADAS 10
7 PADRÕES DE REDES SEM FIO 10
7.1 802.11 11
8 PROTOCOLOS DE REDES SEM FIO 11
9 MÉTODOS DE SEGURANÇA 11
10 EQUIPAMENTOS 11
11 CONFIGURAÇÃO DA REDE WIRELESS 11
12 ESTUDO DE CASO 11
12.1 CENÁRIO ATUAL 11
12.2 SOLUÇÃO 11
12.3 ORÇAMENTO 11
13 CONCLUSÃO 11
14 REFERÊNCIA 11
- INTRODUÇÃO
A rede Wireless, também conhecida como rede sem fio, é uma forma de comunicação que como o próprio nome já diz não utiliza cabos. Este tipo de rede é normalmente utilizado quando o usuário há necessidade de mobilidade e quando não é possível ou não é viável a instalação de cabos.
Este trabalho tem como objetivo geral a melhoria no funcionamento da rede wireless presente no Centro Cultural e Biblioteca Carlos Corrêa Loyola, visto que ela pode ser utilizada como uma tecnologia educacional facilitando a metodologia de pesquisa da instituição. Além disso, iremos abordar como objetivo específico:
- Elaborar uma rede WLAN (Wireless Local Área Network);
- Analisar o comportamento dos equipamentos utilizados na instalação da rede;
- Compreender as vantagens e desvantagens de se utilizar a rede sem fio;
- Conhecer os padrões e protocolos utilizados na rede sem fio.
O Centro Cultural e Biblioteca Carlos Corrêa Loyola é um espaço físico que oferece aos estudantes um local para pesquisas e acesso à informação. Em consequência disso, o espaço recebe freqüentemente a presença de usuários provisórios na rede local. O propósito de uma infraestrutura wireless é permitir que o usuário possa acessar a internet e as informações presente na rede sem que seja necessário a utilização de uma rede cabeada. Geralmente a mobilidade é uma das principais características consideradas para a implantação dessa tecnologia, isso faz com que seja indispensável garantir uma cobertura capaz de abranger toda a área desejada, evitando interferências e buscando sempre o aperfeiçoamento do sinal propagado.
Para a aplicação do conteúdo deste trabalho serão utilizadas pesquisas bibliográficas. Será feita uma pesquisa qualitativa onde o ambiente é a fonte direta de dados e o pesquisador o principal instrumento. A pesquisa foi aplicada a Biblioteca Carlos Corrêa Loyola, afim de atingir professores e alunos, com a melhoria da rede. A coleta de dados será efetuada através do uso de observações e do estudo de caso, a análise será feita a partir de entrevistas, relatos, observações e revisões.
- CONCEITO
Wireless (wire - fio, less - sem ou menos), no português "sem fio", é uma forma de conexão entre dispositivos na qual não é necessária a utilização de cabos. Atualmente a implantação da rede wireless como um meio de acesso à internet vem se expandindo, visto que esta tecnologia possui instalação rápida, fácil e de baixo custo, além de permitir maior mobilidade para os seus usuários.
- FUNCIONAMENTO
As redes wireless funcionam de modo análogo. Os dados são transmitidos para os pontos de acesso (Access Point) através de ondas moduladas pela portadora de radiofreqüência ou infravermelho.
Muitas portadoras podem existir ao mesmo tempo sem que uma interfira ou influencie na outra, isso acontece porque ao receber os dados o equipamento receptor é capaz de sintonizar-se em uma freqüência específica, cessando-se das demais existentes no meio.
Para que a rede wireless funcione como um meio de acesso à internet, é necessário que o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso estabeleça uma conexão à Ethernet.
- MODOS DE TRANSMISSÃO
- INFRAVERMELHO
As ondas infravermelhas possuem um comprimento de aproximadamente setecentos nanômetros a um milímetro, em consequência disso, elas são imperceptíveis ao olho nu.
Esse modo de transmissão comumente ocorre em redes WPAN (Wireless Personal Area Network), pois é primordial que os dispositivos estejam próximos um do outro sem que haja obstáculos entre eles, isso faz com que a dispersão das ondas seja menor.
Os equipamentos que trabalham com essa tecnologia são capazes apenas de transferir os dados e não armazená-los.
...