TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES

Projeto de pesquisa: REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.056 Palavras (21 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA

RODRIGO MUSSI ARAUJO RIBEIRO

RA 1433431

PIM IV

BRASÍLIA

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA

RODRIGO MUSSI ARAUJO RIBEIRO

RA 1433431

PIM IV

BRASÍLIA

2014

RESUMO

Sabe-se que a sociedade atual tem grande dependência dos serviços ligados à Telecom, ou seja, a uma enorme variedade de serviços baseados em rede para dar apoio às novas exigências e necessidades, que vão desde maior velocidade e maior confiabilidade até o desenvolvimento de serviços ligados ao comércio eletrônico, que aumentam a comodidade dos usuários e consumidores. Sabemos que o constante e crescente uso de dispositivos móveis tem incentivado a criação de redes sem fio heterogêneas, oferecendo um ambiente computacional ubíquo, ou seja, disponível em qualquer lugar e a qualquer hora. Por outro lado, torna-se cada vez mais visível o desafio que a indústria tem de garantir a resiliência e a sobrevivência dos serviços nessas redes, isso porque estas apresentam grande complexidade de operação.

Palavras-Chave: redes de computadores e telecomunicações; modelagem de processos; metodologia de pesquisa.

ABSTRACT

It is known that the current society is linked to the strong dependence of Telecom services, ie, to a huge variety of network based services to support the new requirements and needs, ranging from increased speed and greater reliability to the development of services linked to e-commerce, which increase the convenience of users and consumers. We know that the constant and increasing use of mobile devices has encouraged the creation of heterogeneous wireless networks without providing a ubiquitous, ie available anywhere and anytime computing environment. Moreover, it becomes increasingly apparent that the challenge the industry has to ensure the resilience and survival of services in these networks, because they have this very complex operation.

Keywords: computer networks and telecommunications; process modeling; research methodology.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 06

2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 10

3. MODELAGEM DE PROCESSOS 11

4. METODOLOGIA CIENTÍFICA 14

5. REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES 17

5.1 Conceitos 18

5.2 Comunicação TCP/IP 19

CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIAS 25

1. INTRODUÇÃO

Observa-se que na atualidade as empresas têm primado pela melhoria de seus sistemas, tendo em vista, a necessidade de se manterem em um mercado cada vez mais competitivo, já que, fatores como esses têm contribuído para que os clientes se tornem mais exigentes, principalmente no condiz à qualidade do produto e à pontualidade no fornecimento do mesmo.

Diante de questões como essas, as organizações têm investido em melhorias, cientes de que, a satisfação do cliente e o bom relacionamento com os colaboradores e fornecedores fazem com que a empresa seja bem vista no mercado, melhorando assim sua rede de relacionamento.

A informação é a principal arma para o mundo competitivo e a concorrência entre as empresas, sendo que no mundo de hoje quem possui esse poder acaba se tornando proprietário da informação.

As organizações necessitam da informação para tomar decisões e assim obter sucesso, pois sem ela não há estratégias, mudanças ou até mesmo a própria empresa.

Quanto maior o volume de dados na empresa, maior será a complexidade dos sistemas e consequentemente o nível de preocupação com segurança, o que garantirá a confiabilidade das informações que nela detém.

A segurança da informação tem como propósito proteger as informações registradas não importando a sua forma, seja ela , impressa, em discos rígidos ou até mesmo na memória das pessoas.

Devido a essa preocupação, alguns aspectos devem ser levados em conta, eles são conhecidos como "chaves de segurança computacional", assim definidos:

• Confidencialidade - Limita o acesso a informação entre as entidades autorizadas pelo proprietário da informação;

• Integridade - Garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação;

• Disponibilidade - Garante a informação sempre disponível para uso dos usuários autorizados pelo proprietário da informação.

Durante o processamento da informação em nossos cérebros, ocorre um processo parecido em um sistema de processamento eletrônico de dados. Ocorrem através de etapas de seleção (análise, direcionamento, armazenagem e disseminação).

Dessa forma também acontece nas organizações, onde o tratamento da informação é objeto da Gestão da Informação com suas várias formas de orientação, obtendo o sucesso. O conhecimento e a informação são bens preciosos e necessários para poder tomar decisões e criar estratégias de comunicação.

O gestor da informação tem a função de selecionar, avaliar, organizar e armazenar documentos, com objetivo de facilitar o acesso e a utilização de informações. Dessa forma ele trabalha em instituições de natureza documental, junto a pessoas e grupos que dependem dessas fontes para desenvolver seu trabalho.

Por isso, é preciso ser capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com