TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de computadores

Por:   •  19/5/2016  •  Artigo  •  4.466 Palavras (18 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 18

A Importância da Gestão em TIC na Formação do

 Técnico em Informática

Aldecir Nascimento Lima, Kayton Pedro Garcia Silva de Araújo, Wilker Luiz Gadelha Maia.

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas– Universidade Federal do Acre (UFAC)
69.920-900 – Rio Branco – AC – Brasil

aldecir.nascimento.lima@gmail.com, kpblkad@gmail.com, wilker.ufac@gmail.com

Abstract. This paper presents a study accomplished with ICT professionals in order to highlight a local need: The difficulty of implementing ICT management in technological environments of organizations. The results showed that the perception of professionals for the management of ICT shows that there is a large gap between the standards and best practices described in the scientific literature and who is employed in the local market, empirically, where knowledge and application of methods can be highlighted as differential in the formation of good professionals.

Resumo. Este trabalho apresenta um estudo realizado com profissionais da área de TIC no sentido de destacar uma necessidade local: A dificuldade de implementar gestão de TIC nos ambientes tecnológicos das organizações. Os resultados demonstraram que a percepção dos profissionais em relação à gestão de TICs, mostra que há um grande distanciamento entre os padrões, e boas práticas descritas pela literatura científica, e o que é empregado no mercado local, de forma empírica, onde o conhecimento e aplicação dos métodos podem ser destacados como diferencial na formação de bons profissionais.

  1. Introdução

Com ao aumento do acesso à internet e avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), surge a responsabilidade em implementar recursos tecnológicos e inovadores. Profissionais com conhecimento de gestão em TICs acabam agregando um diferencial no mercado de trabalho, pois existe uma demanda reprimida de bons profissionais técnicos habilitados e qualificados.

De acordo com Cristofoli (2011) as organizações procuram soluções inovadoras e eficazes que lhes permitam reduzir o risco, sempre melhorando a qualidade do serviço, respondendo de forma mais eficaz as necessidades do seu negócio e liberando-as, a fim de concentrar-se nas suas competências essenciais.

Neste contexto o presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento por meio de questionário sobre o real motivo que leva os profissionais de informática a não implementarem ou adotar padrões de gestão em TIC. Visando analisar o nível de conhecimentos destes profissionais, atuantes no mercado de trabalho, para o desenvolvimento da pesquisa, será investigada a seguinte problemática: o conhecimento e a habilidade dos padrões, normas e ferramentas que auxiliem no processo de implementação de gestão em TICs, configura-se como fator diferencial e competitivo para complementar a formação de “técnicos em informática”, para que possam suprir uma necessidade de mercado.

Para responder esta problemática, pretende-se de forma objetiva oferecer uma oficina que capacite diretamente 56 técnicos em informática. O local escolhido foi instituto Dom Moacir que oferece cursos Profissionalizantes na área de TIC, para que os mesmos depois de formados sejam capazes de ingressar no mercado de trabalho com conhecimento em padrões e conhecimento básico em gestão de TIC.

Assim, este trabalho está organizado da seguinte maneira: na Seção 2 serão apresentados conceitos que demonstram a relação entre juventude, educação, mercado de trabalho e a forma que os jovens estão inseridos na sociedade moderna, bem como o papel da tecnologia da informação e comunicação nessa relação. Na Seção 3 serão abordados trabalhos relacionados com a presente pesquisa ressaltando as similaridades e diferenças. Na Seção 4 serão apresentados e descritos os materiais e métodos utilizados para a realização da pesquisa. Na Seção 5 serão apresentados os resultados da pesquisa. Finalmente, na Seção 6, as considerações finais, em base aos objetivos e resultados obtidos na pesquisa.

  1. Conceitos Fundamentais

As empresas mostram-se cada vez mais exigentes. Requerendo destes profissionais posturas mais ousadas, com apresentação de soluções, visualização de novos produtos, serviços, tecnologia ou modelos de negócios que possam impactar de maneira positiva nos resultados financeiros.

De acordo com Cristofoli (2011), as organizações procuram soluções inovadoras e eficazes que lhes permitam reduzir o risco, sempre melhorando a qualidade do serviço, respondendo de forma mais eficaz as necessidades do seu negócio e liberando-as, a fim de concentrar-se nas suas competências essenciais.

Para que se adotem modelos de gestão em TICs utilizamos como referências o ITIL framework, baseados em uma coleção de livros muito estável detalhando modelos, padrões e boas praticas que são adotados em vários ambientes tecnológicos como um guia que auxilia na implantação de gestão em TICs.

Segundo Espregueira (2008), Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma biblioteca de boas práticas  desenvolvida no final dos anos 80 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e atualmente sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.

Seu propósito fundamental é fornecer uma integração entre a TIC e os objetivos de negócio da organização, através de um gerenciamento da estrutura e fornecimento de suporte aos serviços de TICs.

O ITIL contribui imensamente para aumentar as sucessivas tentativas frustradas em se obter sucesso com iniciativas organizacionais, além de utilizar práticas conhecidas por profissionais da área, mantendo o foco na gestão dos serviços de TIC, abordando-os em escopos mensuráveis. Essas características tendem a diminuir as resistências internas da organização diante de mudanças provocadas por novos processos e métodos.

Os ambientes de TIC quando gerenciáveis representam maiores critérios com os recursos disponíveis (pessoas e equipamentos), informações antes aleatórias, a partir de uma gestão passam a ser mensuráveis.

Atualmente, o crescimento acelerado das redes de dados está criando uma grande demanda por parte das corporações e das diversas instituições, nos requisitos de segurança, controle das redes e das informações envolvidas. Dessa forma, torna-se fundamental o completo conhecimento e domínio das tecnologias envolvidas em sistemas e redes de computadores, (MAGALHÃES e BRITO 2007). O foco não está apenas na forma como as estruturas de rede são elaboradas, mas também em concentrar-se na manutenção e na garantia de disponibilidade de acesso às informações envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (468.9 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com